Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXPOSIÇÕES ENRIQUECEM PROGRAMA DA FESTA DAS CRUZES EM BARCELOS

No Salão Nobre, na Sala Gótica e no Posto de Turismo

Exposição “Viver as Festas”, na Sala Gótica

Está patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho a exposição “Viver as Festas”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Barcelos que pode ser vista em dois momentos: entre 30 de abril e 10 de maio e entre 28 e 28 de maio.

Trata-se de uma exposição sobre a Festa das Cruzes, desenvolvida em parceria pelo Museu de Olaria e pela Biblioteca Municipal, mostrando um conjunto de imagens antigas das festas e textos, assim como um conjunto de peças de figurado com a temática das festas.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; aos sábados e domingos, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Salão Nobre acolhe exposição sobre a Igreja Beneditina do Terço

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos acolhe até final de maio a exposição “1713 – 2013: A Igreja Beneditina do Terço na história de Barcelos”.

Trata-se de uma exposição criada pela Confraria de Nossa Senhora do Terço para assinalar os 300 da Igreja Beneditina do Terço e que integra, agora, o conjunto dos eventos culturais associados à Festa das Cruzes. Pretende-se, assim, dar mais visibilidade ao riquíssimo património da Igreja do Terço, numa altura em que a cidade é visitada por milhares de pessoas.

A exposição é composta por cerca de duas dezenas de imagens, a maioria das quais de S. Bento, propriedade da Igreja do Terço ou de outras entidades. Para além destas podem ser admiradas outras imagens, como a imagem do Senhor do Perdão, restaurada pela Confraria, do século XVII.

A datação atribuída às imagens situa-se entre os séculos XV e XX.

A exposição está patente ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; aos sábados e domingos, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Exposição de pintura de Iris, na Biblioteca Municipal

Muitos galos de diversas cores e formas constituem a exposição de pintura “Galos em Festa” que Iris resolveu oferecer à cidade de Barcelos e aos muitos visitantes durante o período da Festa das Cruzes.

A exposição vai manter-se patente ao público até ao dia 25 de maio, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h00 e aos sábados, das 9h30 às 12h30.

Manuela Pinheiro que já expôs na Biblioteca Municipal de Barcelos, em 2007, diz que “a arte na sua vida é um meio de comunicação e entrega é a magia de acreditar que se pode servir o coração com o que há de mais belo "Cor" e "Vida" e pôr essa consciência em ação!” Lisboeta, é licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Saiu de Portugal, em 1987, para descobrir novos horizontes e sendo a arte um dos seus grandes fascínios, esteve sempre na busca de novos conhecimentos neste âmbito.

Na sua estadia na Bélgica teve a oportunidade de adquirir prática de pintura em pastel e aguarela, mas, no Brasil, fez vários cursos de pintura a óleo e acrílica sobre tela, texturas especiais, onde encontrou a sua própria identidade como artista plástica.

Exposição “Álvaro Cunhal – Vida, pensamento e luta”, na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Barcelos tem em exposição, até 24 de maio, um trabalho evocativo do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. A exposição intitulada “Álvaro Cunhal – Vida, pensamento e luta: exemplo que se projeta na atualidade e no futuro”, contém um conjunto de painéis com reproduções fotográdicas e dados sobre esta importante figura nacional, o seu trajeto político desde o início da sua intervenção cívica, o seu pensamento e a sua conceção da sociedade e do homem.

Esta exposição, que integra o programa das comemorações do 25 de abril realizadas pela Câmara Municipal, pode ser vista de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e aos sábados das 9h30 às 12h30.

Flores de papel de Vilar de Figos em exposição no Posto de Turismo

Está patente até 12 de maio, no Posto de Turismo de Barcelos, a exposição “Flores de papel artesanais de Vilar de Figos – Uma arte intemporal”, da autoria de Marta Silva.

A exposição evoca um dos principais atrativos da Festa a Nossa Senhora do Rosário, que se realizou nos dias 27 e 28 de abril, em Vilar de Figos: as tradicionais cordas floridas que decoram o adro da igreja paroquial, as ruas da freguesia e o carro das rosas que integra a procissão.

A Festa das Rosas, como também é conhecida, resulta num evento colorido e de uma rara beleza que chama milhares de pessoas. Para além das milhares de rosas de papel, a Festa inclui todo um ritual tradicional, como a entrada e a despedida das Bandas de Música