Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE EDUARDO TEIXEIRA PINTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE FAFE DE 5 A 31 DE MAIO

Chama-se"Sensibilidades" a exposição de fotografia de Eduardo Teixeira Pinto que abre na Biblioteca Municipal de Fafe esta sexta-feira, 3 de maio, pelas 21h30.

16 - Labuta

A referida exposição é composta por 38 fotografias a preto e branco dos anos 50, 60 e 70, com dimensões de 50cm x 60cm, premiadas a nível nacional e internacional, integrantes de um vasto espólio do conhecido fotógrafo amarantino.

A mostra vai manter-se patente ao público no horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933 e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Foi membro ativo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.

Obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.

17 - Rosário dum fado

Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável, sendo vontade da família promover a  sua divulgação através das exposições itinerantes “Sensibilidades” , “O prazer de fotografar” e “A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto”, que têm percorrido o país.Inserido nesse propósito, foi publicado um livro, em dezembro de 2010, Eduardo Teixeira Pinto - a poética da imagem, numa edição com o patrocínio total da empresa Mota Engil, com cerca 230 fotografias de Eduardo Teixeira Pinto agrupadas por temáticas: O Rio, A Nossa Terra, A Nossa Gente, as Festas e Outros Olhares.  O trabalho de Eduardo Teixeira Pinto está patente, desde Agosto de 2011, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, com uma exposição permanente.

15 - Logo pela manhã

14 - Na curva da estrada

7 - Entardecer de Inverno

2 - Vaidades da Natureza

1 - Reunião dos patos