Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

CAMINHA: PROGRAMA DE ENTREGA DE SEMENTES, AVES E PORCOS AUXILIA CENTENAS DE FAMÍLIAS

A última entrega decorreu no sábado na freguesia de Vilar de Mouros

Foram 485 pedidos de sementes, 496 pedidos de aves e 320 de suínos. Estes são os números da primeira fase do programa Semear para Colher do Município de Caminha. As inscrições estão ainda abertas e mais pessoas podem beneficiar da ajuda.

Semear para Colher - Vilar de Mouros (1)

O Semear para Colher foi lançado no âmbito de um conjunto mais vasto de apoios ao setor primário. O programa tem como base o exemplo da Junta de Freguesia de Linhares, em Paredes de Coura, mas numa escala concelhia. Assim, o Município oferece sementes no valor de 10 euros, aves no valor de 15 euros e um suíno no valor de 70 euros às famílias que se inscreverem no projeto e que façam provas de que possuem as condições necessárias. A adesão tem sido massiva e várias centenas de famílias já levantaram os seus vales. Depois de terminada a primeira fase, os interessados podem continuar a inscrever-se.

“O objetivo é levar as pessoas a voltar à terra, a investirem no setor agropecuário e, sobretudo, incentivar os mais jovens a apostar na agricultura”, explica Flamiano Martins, que nas vinte freguesias do concelho de Caminha explicou os vários programas de apoio à agricultura que o Município tem à disposição da população, enquanto fazia a entrega dos vales para levantamento das sementes e dos animais. “Além disso, todos os fornecedores dos produtos entregues às famílias têm de ser do concelho de Caminha, para que o incentivo à economia local seja completo", acrescenta o vice-presidente Flamiano Martins.

O Município completou no sábado, dia 27, em Vilar de Mouros, a entrega dos vales para levantar as sementes, as aves de capoeira e os suínos da primeira fase do programa. As inscrições para a segunda fase devem ser feitas na Câmara Municipal ou nas respetivas Juntas de Freguesia de residência.

Semear para Colher - Vilar de Mouros (6)

Semear para Colher - Vilar de Mouros (5)