Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE: VILA DE PRADO COMEMORA 25 DE ABRIL

Casa cheia nas comemorações da Liberdade na Vila de Prado!

O auditório da sede da autarquia pradense pareceu pequeno para acolher o mar de gente que fez questão de marcar presença no concerto de tributo a Zeca Afonso, um espetáculo cultural preparado com o intuito de celebrar os valores de abril e de homenagear os que tiveram coragem de combater a ditadura e de fazer prevalecer os valores de liberdade e fraternidade. O espetáculo foi protagonizado com mestria pelos professores da Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado. O concerto de tributo a Zeca Afonso decorreu no dia 23 de Abril, com início às 21h00.

DSC_1351

Às performances musicais irrepreensíveis juntou-se uma atmosfera de cumplicidade e camaradagem que se adensava a cada minuto e que começou a envolver e emocionar os presentes, dando o mote para um serão inesquecível. No final, foi arrepiante ver o público a cantar em uníssono com os músicos, entoando cânticos de liberdade enquanto segurava simbolicamente um cravo vermelho na mão. A iniciativa foi uma justa homenagem a todos quantos contribuíram para um feito ímpar à escala planetária, derrubando a tirania de uma ditadura sem derramar uma gota de sangue. O concerto foi um autêntico desfile de talento, apresentando um repertório de temas celebrizados por um músico, poeta e ativista absolutamente genial que nos deixa um legado impressionante.

DSC_1322

Presente na sessão, o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, fez questão de deixar um agradecimento a todos os presentes e um cumprimento muito especial aos músicos profissionais que prepararam e protagonizaram um concerto de elevada qualidade de forma abnegada e a título totalmente gratuito, apenas pelo prazer de partilhar música e cultura com a população, enquanto, tal como nós, celebraram de forma sentida uma das mais marcantes data da história do nosso país. O autarca pradense já começou a levantar o véu para a próxima edição, revelando que pretende subir a fasquia em 2017 e levar as celebrações de Abril para o centro da vila.

DSC_1211

DSC_1306

DSC_1184