Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE PROPORCIONA FIM-DE-SEMANA RECHEADO DE ATIVIDADES NA ROTA DAS COLHEITAS

Arraial do Melão Casca de Carvalho, Malhada de Feijão e espetáculos culturais marcam o próximo fim de semana (11 a 13 de agosto)

O coração do Minho continua a palpitar de forma galopante com mais um fim de semana que se assume como um autêntico hino à cultura popular do Minho. A freguesia de Soutelo revive a animação e alegria dos convívios minhotos no Arraial do Melão Casca de Carvalho (11 a 13 de agosto), a Loureira recria uma tradicional malhada de feijão (13 de agosto) e Parada de Gatim organiza um fim de semana cultural com animação tradicional e gastronomia regional (12 e 13 de agosto).

DSC_0669.jpg

Motivos de sobra para vir e ficar por Vila Verde, viver experiências únicas e contactar de perto com as raízes da cultura e da tradição Minhota. As atividades inserem-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em 35 iniciativas de divulgação e promoção da tradição minhota.

DSC_0138.jpg

Arraial minhoto em Soutelo

O afamado Melão Casca de Carvalho, um dos ícones identitários da freguesia de Soutelo e do concelho de Vila Verde, tem direito a festa própria. Um arraial à boa moda do Minho, em que não vai faltar a excelência da gastronomia local (destaque para a sardinhada, o porco no espeto e, naturalmente, o Melão Casca de Carvalho), o bom vinho regional e muita música popular. A estes predicados juntam-se algumas atividades emblemáticas do evento, como o passeio a cavalo, a concentração e passeio de motorizadas e o encontro de folclore, entre outros. Nota de realce também para as novidades, caminhada e aula de zumba, que vêm enriquecer o programa deste ano.

Recriação da tradicional malhada de feijão

‘Loureira em Festa – Arraial do Emigrante 2017’ é o nome do evento que durante quatro dias traz à praia da Ponte Nova dezenas de horas de música ao vivo, as melhores iguarias regionais, alegria, animação e muito convívio. O evento inclui uma iniciativa inserida Na Rota das Colheitas, a recriação de uma tradicional malhada de feijão. Trajados a rigor, homens e mulheres dão corpo à tradição minhota, transmitindo às gerações mais jovens o legado cultural que herdaram dos antepassados. A atividade está marcada para as 15h30, do dia 13 de agosto.

Animação tradicional e gastronomia regional

O fim de semana que se avizinha é de festa em Parada de Gatim. A animação tradicional e a gastronomia regional aliam-se às atividades culturais para uma iniciativa que vai fazer as delícias de habitantes locais e visitantes. No entanto, a animação não fica por aqui já que as festividades da freguesia se prolongam até ao dia 15 de agosto. Artistas populares, manifestações religiosas, folclore e boa cozinha minhota são os atrativos maiores da festa, mas não são os únicos. A iniciativa afigura-se também como palco privilegiado de encontro de velhos amigos, animados momentos de convívio fraterno e longas conversas pela noite dentro.

DSC_0575.jpg