Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE: O AMOR ESTÁ NO AR!

O Romance está no ar: Iniciativas para todos os gostos e feitios a encerrar a Semana do Amor!

A Semana do Amor do Mês do Romance terminou com um leque diversificado de iniciativas, pensadas para agradar a ‘todos os gostos e feitios’. Ontem, 18 de fevereiro, o dia começou bem cedo e arrancou a todo o vapor, no que a atividades do Mês do Romance diz respeito. Durante a manhã, a sede de concelho recebeu a Feira de Velharias e Colecionismo, do Município de Vila Verde, a Concentração de Carros Clássicos, dos Clássicos Rolantes em Antigos de Vila Verde, e o Workshop de Bordado, de Vera Cancela. A toada manteve-se durante o período vespertino, com o desfile de moda School in Love, organizado pelos alunos do 12º L – Curso Profissional de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde, e o Workshop Bia Portuguesinha, de Maria Eugénia Calçada.

4 (2)

Depois de uma semana cinzenta e chuvosa, finalmente, as desejadas tréguas. O domingo nasceu soalheiro e com céu limpo, uma manhã de inverno com sabor a primavera que convidava ao passeio e ao convívio. E não faltaram motivos de interesse para os que visitaram Vila Verde durante o dia de ontem, 18 de fevereiro. Perto das 09h00, a sombra do imenso arvoredo da Praça da República servia já de refúgio para bancas de venda de artigos antigos e/ou de coleção, que enchiam de cor e de vida a mais carismática artéria vilaverdense. Não faltaram transeuntes, curiosos e colecionadores em mais uma Feira de Velharias e Colecionismo, organizada pelo Município de Vila Verde.

4 (1)

A paixão pelas quatro rodas

Em pleno Mês do Romance, o amor anda no ar e a paixão pelas quatro rodas também não foi esquecida. As velhas máquinas voltaram a mostrar que ainda estão aí para as curvas, durante a Concentração de Carros Antigos, organizada pelos Clássicos Rolantes em Antigos de Vila Verde. A iniciativa trouxe ainda mais charme à carismática Praça de Santo António, em Vila Verde, e foi um regalo para a vista dos amantes de carros clássicos e/ou antigos. Após a concentração, decorreu o 'Desfile do Amor' e os carros antigos seguiram em cortejo percorrendo algumas freguesias do concelho. O evento terminou ao final da manhã, com um almoço convívio entre os participantes.

3 (3)

Workshop de Bordado

Ali perto, no Espaço Namorar Portugal, a talentosa criadora Vera Cancela dirigia um Workshop de Bordado, partilhando com o público as técnicas e segredos dos encantadores bordados dos Lenços Namorar Portugal. Enquanto as participantes iniciantes iam aprendendo as técnicas e pontos de bordado no papel, as mais experientes nestas andanças já arriscavam bordar no tecido, com o apoio e supervisão da Vera Cancela. No final, todas estavam mais capazes de tornar os seus guarda-roupas ainda mais encantadores com a ternura dos sentimentos e afetos da tradição minhota.

3 (2)

Um desfile de moda made in Vila Verde

O amor não escolhe idades e os estabelecimentos de ensino vilaverdenses também já se deixou apaixonar pelas escritas de amor e carinho do maior ícone cultural da região. School in Love foi o nome da iniciativa preparada pelos alunos do 12º L – Curso Profissional de Turismo da Escola Secundária de Vila Verde. O público não se fez rogado e compareceu em massa a uma iniciativa que comprovou que a prata da casa tem muito valor. Ao desfile de moda, com modelos vilaverdenses e propostas de moda apresentadas pelo comércio local, juntou-se ainda animação com música ao vivo, protagonizada também por talentos locais.

3 (1)

Workshop Bia Portuguesinha

Durante a tarde, os interessados tiveram mais uma oportunidade soberana para aprenderem diretamente com os criativos, talentosos e inovadores parceiros Namorar Portugal, que com mestria adaptam e reinventam a genuína tradição do Minho. Desta vez, o quartel general da marca territorial do Município de Vila Verde recebeu o Workshop Bia Portuguesinha, dirigido por Maria Eugénia Calçada, uma expertnestas andanças. As participantes puderam beber do imenso conhecimento da criadora da ternurenta e colorida boneca artesanal Bia Portuguesinha e criar in loco novos vestidos para as suas bonecas, inspirados nos motivos dos Lenços Namorar Portugal.

1 (1)

1 (2)

2 (1)

2 (2)