Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA PRAIA EM FLOR ARRANCA QUINTA-FEIRA

Os Dealema vão subir ao palco da Praça da República, no dia 2 de maio, pelas 22 horas

Quinta-feira, dia 30 de abril, arranca mais uma edição do Vila Praia em Flor. Até domingo, dia 3 de maio, Vila Praia de Âncora vai transformar-se num grande jardim de flores, onde vai ser possível ver exposições, visitar o mercado da flor, o mercado promocional das coletividades, o artesanato em flor, a feira do livro e ainda assistir a várias iniciativas de animação cultural com destaque para o concerto com os Dealema. O certame tem início às 18h00, com a colocação das Maias antes do pôr-do-sol. A primeira noite é consagrada às Maias, com a arruada de cantares e concertinas “Entre Amigos” e a encenação do Roubo das Maias.

Vila Praia em Flor 2014

O Vila Praia em Flor estende-se a várias ruas e locais, isto é, este certame vai dinamizar a Praça da República, o Parque e a Avenida Dr. Ramos Pereira. Esta edição do Vila Praia em Flor aposta num programa de animação variado a cargo das associações, coletividades, instituições e grupos do concelho.

Assim, durante quatro dias, a Praça da República vai transformar-se num jardim florido onde vai estar patente a exposição “As Maias” e o Mercado da Flor. Neste mercado de venda de flores, plantas e produtos associados os produtores são maioritariamente do concelho de Caminha. Aqui também vai estar exposta uma maia gigante, elaborada pelo Grupo dos Amigos da Maia.

Na Avenida Dr. Ramos Pereira, a decoração do espaço público está a cargo de 14 Associações Desportivas, Culturais e Recreativas do Vale do Âncora e Comunidade Escolar. Na Avenida, o visitante vai encontrar 14 expositores onde vão promover as respetivas instituições e vender determinados artigos para angariação de fundos.

A Rua Cândido dos Reis vai transformar-se numa grande feira de artesanato do concelho de Caminha com a promoção do “Artesanato em Flor”. Aqui, o visitante vai encontrar todo o tipo de artesanato, com destaque para os lenços dos namorados, flores em tecidos, rendas, bijuteria, caixas decoradas com flores e bordados, acessórios de moda e ainda compotas e licores.

No Parque Dr. Ramos Pereira, vai estar patente a exposição fotográfica “As flores que a natureza nos oferece” e a feira do livro “A natureza e a alegria da primavera em flor”.

O Vila Praia em Flor apresenta um cartaz muito variado e com algumas novidades. Durante quatro dias, o certame conta com teatro; música com a atuação de tunas e dos Dealema; arruadas de bombos e de cantares e concertinas; encontros de bombos e de folclore; atividades desportivas como a zumba, a dança e a caminhada florida; atividades ambientais com um percurso interpretativo sobre a flora autóctone pelas margens do Rio Âncora.

No dia 30 de abril, dia de abertura, o certame tem início às 18h00 com a colocação das Maias antes do pôr-do-sol. Às 21h30, vai decorrer na Praça da República, a Noite das Maias com a Arruada de Cantares e Concertinas “Entre Amigos”, seguida da Encenação do Roubo das Maias, pela Associação de Estudantes da Ancorensis Cooperativa de Ensino.

No dia 1 de maio, o dia começa cedo. Às 10h00. Vai decorrer a arruada de bombos a cargo do Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora. Às 15h00, vai ter lugar o Encontro de Folclore, com a participação do Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Vila Praia de Âncora, do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Orbacém e do Rancho Folclórico de Dem. O dia fecha, com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Caminha e de Vila Nova de Cerveira, na Meia-Laranja, Avenida Dr. Ramos Pereira. Às 21h30, está programado um sketch de animação com a Universidade Sénior de Caminha; às 22h00, entra em palco a Tuna da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira, seguida da de Caminha.

O dia 2 de maio começa às 9h30, com o Percurso interpretativo sobre flora autóctone “Pelas Margens do rio Âncora”, sob orientação de Carlos Venade. Às 10h00, está agendada mais uma arruada de bombos, a cargo do Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora. Às 10h30, vai decorrer a atividade intergeracional: hora do conto “O nabo gigante”, de Tolstoi e Niamh Sharkey. Esta atividade é da responsabilidade co Cento Social e Cultural de Vila Praia de Âncora. A tarde vai ser dedicada ao desporto. Pelas 15h00, vai decorrer uma aula de zumba, com a instrutora Zin Gabriela Duarte e às 16h00, a SIRA e o Jucaminha vão promover danças de salão – ritmos latinos e clássicos “Venha dançar connosco”. Estas atividades desportivas contam com a colaboração do CLDS+ Caminha. O ponto alto da noite é o concerto com os Dealema, pelas 22 horas, na Praça da República.

No dia 3 de maio, pelas 9h30, terá lugar a Caminhada Florida. A concentração está agendada para a Praça da República e já conta com cerca de uma centena de inscritos. O certame encerra com o I Encontro de Bombos Vila Praia de Âncora, com a participação dos Grupos de Bombos de Vila Praia de Âncora, Vira a Bombar – Azevedo, São Gonçalo de Dem, de Sopo - Vila Nova de Cerveira, São Jorge dos Arcos de Valdevez, Zabumbas de Alpedrinha – Fundão e da Pedra de Portunhos – Cantanhede.

Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e pelo Grupo dos Amigos das Maias.