Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO PROMOVE ENCONTROS DE CINEMA

DATA DE ENVIO: 24 de abril

TÍTULO: Programação XIV Encontros de Cinema de Viana

IMAGEM: ENCONTROS 2014

Começam já no dia 28 de abril !

Os Encontros de Cinema de Viana, organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico. Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.

ENCONTROS 2014

Consulte toda a programação no link: http://www.ao-norte.com/encontros/2014/encontros.php

DATA DE ENVIO: 28 de abril

TÍTULO: ARQUITECTURA E CINEMA_DIÁLOGOS

IMAGEM: DIÁLOGOS

ARQUITECTURA E CINEMA_DIÁLOGOS

XIV Encontros de Cinema de Viana

Teatro Municipal Sá de Miranda. Cinema Verde Viana, 28 a 30 Abril, com entrada livre

DIÁLOGOS

O ciclo ARQUITECTURA E CINEMA_DIÁLOGOS, concebido sob a temática da arquitectura e design, é levado a cabo em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Curso de Design de Ambientes.

Através das relações que estabelece entre o indivíduo e os locais que habita, o cinema mostra-nos a arquitectura tal como é experimentada e sentida no quotidiano. Abre-nos a janela dos espaços que habitamos e ajuda-nos a pensar as formas de ocupação do território. Este ciclo será uma oportunidade para explorarmos diferentes tipos de relações entre o cinema e a arquitectura, interpretarmos melhor a identidade e o património construído local e conhecermos de perto o que de melhor se tem feito ao nível da arquitectura e design na região.

O ciclo ARQUITECTURA E CINEMA_DIÁLOGOS conta com o apoio do projecto Ruptura Silenciosa e do Feedback Studio.

Consulte o programa em: http://www.ao-norte.com/encontros/2014/arquitecturaecinema.php

DATA DE ENVIO: 29 de abril

TÍTULO: Cinema- Estreia/ CRÓNICA DO RENASCIMENTO DE UMA ALDEIA

IMAGEM: CRÓNICA

No âmbito da programação dos XIV Encontros de Cinema de Viana

CRONICA

CRÓNICA DO RENASCIMENTO DE UMA ALDEIA

Um documentário de José Vieira 2013 . França - 83'

Teatro Municipal Sá de Miranda, 1 de maio, às 21h45, com entrada livre

Este documentário, rodado no Puy-de-Dôme, relata o percurso de famílias portuguesas que se instalaram, a partir dos anos 60, em antigas aldeias vinhateiras, nomeadamente em Roche-Blanche. "Outrora, o país dos imigrantes era lá. Agora é aqui. O país dos imigrantes é onde as pessoas se sentem em casa. Lá, na aldeia que eles deixaram, eles são a imagem viva da ausência. Aqui, encontraram como levar a vida e ficaram. A sua presença salvou a aldeia da ruína. Aqui é Roche-Blanche, uma aldeia ao pé de Clermont Ferrand. Em 1968, na escola municipal, havia 67% de filhos de imigrantes, na sua maioria de pais portugueses. Não há memória, em Auvergne, de nada assim. No pós-guerra, as antigas aldeias vinhateiras ao redor de Clermont Ferrand estavam completamente em ruínas. Os imigrantes, primeiramente italianos e espanhóis e depois portugueses, encontraram ali um alojamento barato. Uns reconstruiram sobre os escombros, outros restauraram antigas casas de vinhateiros. Alguns compraram pedaços de terra e pequenos vinhedos. Os antropólogos dizem que estes imigrantes, em busca de um mundo melhor, encontraram ali uma possibilidade de reinventar o mundo rural que tinham deixado. Mas os caminhos que levam a uma vida melhor são muito mais tortuosos do que se possa imaginar…"José Vieira.

José Vieira vive e trabalha entre Portugal e França. A sua obra, dedicada sobretudo à problemática da emigração, tem sido exibida nos mais diversos festivais internacionais de cinema. José Vieira tem dado visibilidade à história de um milhão de portugueses que saíram do país nos anos sessenta, a maioria clandestinamente - "a salto", como se dizia -, no que foi a maior migração humana na Europa, no século XX.

DATA DE ENVIO: 30 de abril

TÍTULO: 3ª Conferência Internacional de Cinema de Viana

IMAGEM: CONFERÊNCIA

No âmbito da programação dos XIV Encontros de Cinema de Viana

CONFERÊNCIA

3ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CINEMA DE VIANA

Escola Superior de Educação e Teatro Municipal Sá de Miranda, 2 e 3 de maio, com entrada livre

A Conferência Internacional de Cinema de Viana é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com quatro temáticas centrais do cinema – Cinema e escola, Cinema e ciência, Documentário contemporâneo e Cinema: novas narrativas e novas tecnologias.

Organização

Associação AO NORTE, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CEMRI – Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Consulte o programa em: http://www.ao-norte.com/encontros/2014/conferenciacinema.php

DATA DE ENVIO: 2 de maio

TÍTULO: Olhares Frontais

IMAGEM: Olhares

No âmbito da programação dos XIV Encontros de Cinema de Viana

OLHARES

olhares frontais

Teatro Municipal Sá de Miranda, 2, 3 e 4 de maio, com entrada livre

A secção Olhares Frontais é um espaço privilegiado de partilha e conhecimento entre alunos das escolas de cinema, cineclubistas e profissionais do meio cinematográfico.

Destaques:

- Prémio PrimeirOlhar

- AS MELHORES CURTAS-METRAGENS EUROPEIAS/ European Film Academy

- APRESENTAÇÃO SÉRIE "ENTRE IMAGENS"

- DOCUMENTÁRIOS:

ARRAIANOS, de Eloy Enciso Cachafeiro

IN MEDIAS RES - NO MEIO DAS COISAS, de Luciana Fina

DE ARMAS E BAGAGENS, de Ana Delgado Martins

Consulte o programa em: http://www.ao-norte.com/encontros/2014/olharesfrontais.php