Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO DESVENDA COLECÇÕES SECRETAS DE ARTE DA REGIÃO

“Pulsar Viana” desvenda coleções secretas da região no Estação Viana Shopping. 2ª edição da iniciativa cultural decorre de julho a outubro de 2017

O Estação Viana Shopping acolhe, de julho a outubro, a 2ª edição do “Pulsar Viana”, um programa cultural que pretende dar continuidade à aposta do Centro como um espaço de partilha e divulgação da arte tradicional da região. Este ano, o “Pulsar Viana” vai desvendar os segredos mais bem guardados das artes e tradições de Viana do Castelo e do Minho.

image004 (5).jpg

Esta 2ª edição tem a curadoria de duas conceituadas artistas da região, Iva Viana e Dina Maciel Costa, que vão revelar coleções menos conhecidas do grande público, de diversos museus da região.

O “Pulsar Viana”, numa perspetiva de democratização da arte, consegue assim dinamizar os equipamentos culturais e oferecer aos visitantes do Estação Viana Shopping uma oportunidade única de conhecerem mais sobre a região. Ao mesmo tempo os visitantes do Centro podem ainda usufruir de uma visão mais contemporânea proporcionada pelas criações únicas das artistas convidadas. 

A primeira exposição “Coleções Secretas da Região by Iva Viana” estará em exibição no Estação Viana Shopping, de28 de julho a 15 de setembro, com a curadoria da artista plástica Iva Viana que elegeu diversas imagens de peças das coleções menos conhecidas do Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje e Casa dos Nichos. Além desta mostra, a artista fará a sua própria interpretação destes segredos através da conceção de uma peça única criada especialmente para esta exposição – o Jardim de Gesso.

Iva Viana revela que"esta oportunidade fez-me ver os museus da minha cidade com outros olhos”, realçando que, “foi uma oportunidade de ver peça a peça, detalhes a detalhe”. Mencionando ainda aquilo que para si foi o maior desafio,“escolher 3 objetos de cada espaço. Tarefa difícil.” A artista fala-nos sobre o elo que para si faz sentido entre as várias obras, “No final das visitas a relação que encontro em todos os objetos que escolhi e destes com o meu trabalho foi o Adorno. Todas as peças têm detalhes, pormenores decorativos, independentemente da sua função. Desde o gato de cerâmica que é um perfumador até mesmo um vaso utilitário de a.c.”

Iva Viana, natural de Viana do Castelo, licenciou-se em Artes Plásticas, na vertente de escultura, na Faculdade de Belas Artes do Porto. O seu percurso académico ficou marcado pela passagem na Akademia Sztuk Pieknych, em Cracóvia, estagiando ainda com o famoso escultor Pierre Merlin.

Fascinada pela herança dos mestres estucadores portugueses, Iva Viana coloca no seu trabalho a sua sensibilidade feminina, numa vertente da arte tradicionalmente masculina. Reconhecida por um trabalho exímio, de recorte minucioso, as suas obras mostram sempre o domínio da artista na relação técnica e matéria.

Entre muitos outros trabalhos, o seu portfólio conta com painéis em gesso feitos para os hotéis Four Seasons, em Londres, e Shangri-La, em Paris. Desde o início de 2013, concilia o seu trabalho anterior com projetos pessoais, que desenvolve no seu próprio atelier.

O Estação Viana Shopping recebe, assim, mais uma edição do “Pulsar Viana”, uma iniciativa de quatro meses que enaltece aquilo que de melhor se fez e continua a ser feito ao nível cultural nas regiões de Viana e do Minho.

image002 (6).jpg