Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VERÃO EM CAMINHA MARCADO POR UM FORTE AUMENTO DA PROCURA TURÍSTICA

Estratégia do Município permitiu atingir resultados excepcionais e consolidar o concelho como destino nas férias de milhares de pessoas

Caminha viveu este ano, muito provavelmente, o seu melhor verão de sempre. Isto resulta de uma estratégia concertada, de aposta clara na atração de visitantes e no desenvolvimento da economia local.

verão 2016 (4) (1).jpg

Os indicadores comprovam-no: mais turistas, oriundos de um leque mais alargado de países e reforço significativo da quantidade de peregrinos que pernoitaram no concelho. Um verão que fica ainda marcado pelo regresso consistente do Festival de Vilar de Mouros, numa edição de sucesso, reconhecido unanimemente. Entramos no outono em grande e a preparar já a nova temporada, focada no Natal e final do ano, que vai fechar ao som top do soul, com Marta Ren&TheGroovelvets.

Com uma oferta qualificada e uma promoção consequente, o Município de Caminha apostou forte neste verãoe os resultados estão à vista. Lançando mão apenas de alguns dados já conhecidos e mensuráveis, é possível comprovar que a procura turísticasubiu e significativamente. De janeiro a agosto de 2016, por exemplo, o número de atendimentos dos Postos de Turismo de Caminha e de Vila Praia de Âncora cresceu 9,5% relativamente a 2015. Destaque para a subida do número de turistas vindos de França, Alemanha e dos países do leste da Europa.

São também excelentes os resultados do turismo relacionado com os Caminhos de Santigo. Até ao final de agosto deste ano, o albergue de peregrinos de Caminha registava já mais dormidas do que em todo o ano de 2014, cerca de 2500 dormidas, a que não é alheio o investimento na promoção que se tem feito, quer através da comunicação social, quer através da melhoria das condições de atravessamento do ferryboat.

O número de peregrinos que passa pelo concelho de Caminha é muito superior a estes números, mas os indicadores daqueles que ficam a dormir no albergue revelam o crescimento exponencial desta vertente turística e cultural. Para se perceber a evolução, basta ter em conta que o número de caminheiros em final de agosto de 2016 eratrês vezes superior ao número registado em todo o ano de 2013.

Este ano voltamos também a falar de um verão azul nas nossas praias, com as quatro praias oceânicas a serem distinguidas novamente com a Bandeira Azul da Europa. Em Vilar de Mouros, a praia fluvial foi classificada pela primeira vez, oferecendo agora condições substancialmente melhoradas.

Nos eventos, o foco volta-se novamente para Vilar de Mouros: o Festival de Vilar de Mouros registou enchentes sucessivas nos três dias e a edição 2016 fechou em festa, com o aplauso unânime da imprensae a certeza de que o grande festival está mesmo de volta, reconciliado com o seu público e entregue a uma organização profissional e responsável.

A juntar anumerososoutros eventos de grande sucesso e toda a oferta cultural e de lazer, houve também uma preocupação com o espaço público, com grande aposta nas ecovias e na recuperação urbana em geral.

Chegados ao final do verão, é fácil constatar que o concelho de Caminha é hoje notícia por boas razões, sendo óbvio o crescimento mediático, que ajuda a atrair visitantes e dá visibilidade.

O Município está, entretanto, a preparar o Natal e a Passagem de Ano. Em Caminha, onde o Norte passa o ano, haverá razões acrescidas para vir até cá e entrar em 2017 na companhia daquela que é considerada uma das mais carismáticas vozes da nova música portuguesa.

Marta Ren&TheGroovelvets,a artista portuense, de quem se diz ser a dona de uma voz que parece não conhecer limites, vai estar connosco e trará com certeza aquele que é o seu primeiro projeto em nome próprio “Marta Ren&TheGroovelvets – Stop Look Listen”, que a crítica especializada tem reconhecidoque coloca Marta nas preferências musicais dos adeptos da soul e da funk na Europa.

verão 2016 (1) (3).jpg

verão 2016 (2).jpg

verão 2016 (3).jpg