Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VALENÇA RETIRA AMIANTO DAS ESCOLAS

A Câmara Municipal de Valença avançou com uma empreitada para retirar o amianto do parque escolar da EB 2,3 / S de Valença. Uma intervenção com um custo de 150 mil euros.

Com esta obra a autarquia valenciana dá mais um passo para a erradicação das placas de fibrocimento, com resíduos de amianto, nas escolas valencianas.

A obra avançou no edifício polivalente do complexo escolar da EB 2, 3 / S de Valença e nos passadiços, entre blocos, deste estabelecimento. No total serão retirados 1400 m2 de placas de fibrocimento no edifício do Polivalente e 800 m2 nos passadiços de cobertura entre edifícios. As placas removidas serão substituídas, no Polivalente, por painel sandwich, com estruturas de isolamento térmico e acústico e nos Passadiços por placas perfiladas de aço lacado.

A autarquia valenciana assegurou todas as normas e exigências para a retirada das placas de fibrocimento, com amianto, com medidas de redução de impacto ambiental das mesmas, com medições dos níveis de amianto antes e depois de retirar as estruturas. As placas de fibrocimento serão encaminhadas posteriormente para um aterro de resíduos industriais.

Esta obra, aprovado pela D.G.E.S.T. – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, foi candidatada ao programa comunitário Novo Norte, aguardando aprovação de financiamento.

A par destas intervenções a autarquia vai avançar, também, com obras de requalificação dos espaços do bar, secretaria e zona da cantina. Intervenções fundamentais para dar mais funcionalidade ao estabelecimento de ensino, bem como para criar um espaço para o atendimento aos encarregados de educação.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença, “A segurança e a qualidade das escolas é importante para garantir um ensino de qualidade em Valença”.