Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

TRUTAS DO RIO COURA SÃO SERVIDAS À MESA NOS RESTAURANTES DE BRAGANÇA

“(...) em Paredes de Coura, e à hora do almoço vêm para a mesa as trutas do rio Coura, o rio mais truteiro do universo, azeitonas e bogas de escabeche, pão de milho e as demoradas conversas dos amigos que se encontram outra vez” – Aquilino Ribeiro, “A Casa Grande de Romarigães”

 Quem alguma vez teve a felicidade de viajar até Bragança e escolher alguns dos restaurantes daquela cidade do nordeste transmontano, certamente já teve a agradável surpresa de apreciar uma das mais afamadas iguarias gastronómicas do Minho: as trutas do rio Coura!

12642566_962421467171700_7090281155772132581_n

Magnificamente confeccionadas, os bragançanos apreciam esta iguaria, a que lhe chamam “truta da pinta rosa”, juntando-lhe não raras as vezes uma fatia de presunto. Mas, para o comum visitante, ela é frequentemente servida, tal como se vê na imagem, sem outros condimentos mais caracteríscos da cozinha transmontana.

O prato que aqui se apresenta foi confeccionado por um excelente restaurante da cidade de Bragança, situado a escassos metros do rio Fervença, do qual não registamos o nome.