Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

SEMANA DA EDUCAÇÃO EM PÓVOA DE LANHOSO ARRANCA COM CAMINHADA E PERCURSO DE BICICLETA

A Beatriz, a Marta e a Daniela são três dos 650 jovens que participaram, a pé ou de bicicleta, na rota das Eco Escolas, iniciativa que decorreu na manhã desta terça-feira, dia 22 de abril, no âmbito de mais uma edição da Semana da Educação.

Semana da Educacao - entrega de propostas 1

De passagem pelos Paços do Concelho, os mais jovens foram recebidos pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, a quem entregaram propostas para uma mobilidade mais sustentável que gostariam de ver implementadas no nosso concelho. A preservação dos trilhos pedestres, a criação de uma ciclovia, a partilha de meios de transporte para deslocações e a promoção de percursos pedestres e de bicicleta são algumas das ideias apresentadas.

No arranque da Semana, com o dia dedicado à Mobilidade Sustentável, o objetivo foi sensibilizar a população escolar e a comunidade para a existência de meios de transporte alternativos aos motorizados. A pé ou de bicicleta, jovens do primeiro ao nono ano percorreram algumas ruas da Póvoa de Lanhoso, acompanhados pela GNR local. “Estamos a fazer esta caminhada por causa da poluição”, revelou a Bárbara, enquanto, a seu lado, o Rafael explicou: “Esta iniciativa é boa, porque podemos andar a pé, não gastamos mais gasolina e não poluímos o ar”. Luísa faz parte do Clube Eco Escolas da EB2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, através do qual sensibilizam os colegas para a poupança de recursos. “Eles reagem bem”, referiu, revelando que ela própria já alterou alguns dos seus comportamentos, por exemplo, ao nível do consumo de água, não desperdiçando ou “em coisas básicas que podem fazer a diferença”.

Organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pelos Agrupamentos de Escolas e por outros estabelecimentos de ensino locais, a Semana da Educação prolonga-se até 24 de abril, com propostas para todos os públicos, desde crianças e jovens a professores e educadores. O programa apresenta assuntos considerados mais oportunos neste momento, como a sensibilização em relação a comportamentos de risco no desporto, a promoção da leitura, a educação para o empreendedorismo, de entre outros. “No âmbito da CIM do Ave, estamos a realizar concursos para o empreendedorismo para o terceiro ciclo e secundário. Temos muitos projetos e vamos ter que fazer uma semifinal, que não estava prevista, devido à elevada participação. Assim, decidimos fazer sessões de educação para o empreendedorismo com o primeiro ciclo, para se começar a sensibilizar para o empreendedorismo mais numa perspetiva de atitude, de iniciativa, de proatividade. Vamos ter também uma sessão para os professores e educadores para que eles também estejam sensibilizados para trabalhar com as crianças esta vertente”, referiu Gabriela Fonseca. As propostas foram delineadas no âmbito do Conselho Municipal da Educação, que engloba os “parceiros preferenciais” da Autarquia na definição das políticas educativas e também do programa da Semana da Educação, explicou Gabriela Fonseca.

Amanhã, quarta-feira, a iniciativa prossegue com “À conversa com o professor…” e “À conversa com o escritor…”. No primeiro caso, Rosa Pereira e Orelbe Medina irão falar sobre "O doping no desporto", na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, pelas 10h15. A dinamização é do ISAVE. No segundo caso, António Mota abordará o livro “Pedro Alecrim”, pelas 10h15, para alunos do 6º ano da EB 2,3 de Taíde, iniciativa dinamizada pela bibliotecária da EB 2,3 de Taíde. Ainda no mesmo dia, o escritor estará, pelas 14h30, na EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, conversando com alunos do 5º ano, momento dinamizado pelos professores bibliotecários do Agrupamento.

O dia 24 de abril é dedicado à “Educação para o Empreendedorismo”, com sessões pelas 9h30, 11h00, 14h30, 16h00 e 17h30, em locais distintos para estudantes, professores e educadores.

Semana da Educacao - rota eco escolas 1