Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RUSGA DE SÃO VICENTE DE BRAGA INAUGURA HOJE EXPOSIÇÃO DE LENÇOS DE AMOR

Hoje, (terça-feira), às 21h:30

"Simplesmente afetos: - Lenços de Amor, versos à Mãe e ao Pai"

No âmbito do programa cultural paralelo da exposição temática "Lenços de Amor, versos à Mãe...", patente ao público através de 3 pontos expositivos em Braga e 1 em Barcelos, vai a Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho levar a efeito hoje, dia 16, pelas 21h:30, no átrio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sita na Praça da Faculdade de Filosofia nº 1, Braga, a 85ª edição dos "Serões no Burgo/Tertúlias Rusgueiras".

rsv0417_fts_lenços_mãe0066.jpg

Para a abordagem da temática "Simplesmente afetos: - Lenços de Amor, versos à Mãe e ao Pai", contaremos com a participação do Diretor Regional em Braga da UCP, Professor João Duque, do Diretor Pedagógico da Escola profissional EsproMinho, Dr. António Teixeira e do ex-Diretor Regional do IPDJ, Dr. Manuel Barros. Tal como vem sendo norma, a moderação do 'Serão/Tertúlia' será da responsabilidade de José Pinto, Presidente da Rusga.

Quinta-feira, dia 18, às 21h:30

"As várias iconografias de Nossa Senhora" - tema da 3ª edição das 'Entremeadas de S/T's (Serões/Tertúlias)'

Na próxima quinta-feira, dia 18, pelas 21h:30, na sede social da Rusga, sita na Av. Artur Soares (Palhotas), nº 73, Braga, levaremos a efeito a 3ª edição das "Entremeadas de S/T's (Serões/Tertúlias)", que terá por tema: "As várias iconografias de Nossa Senhora". Desta vez, para a abordagem do tema, o jornal Diário do Minho - orgão de comunicação social parceiro nesta iniciativa -, sugeriu dois convidados. Nada mais nada menos que, o actual e ex-diretor de informação do Jornal, Damião Pereira e o Prof. Luís da Silva Pereira, respetivamente.

Um tema de extrema atualidade, a propósito das comemorações do centenário das aparições de Fátima, devidamente ampliadas com a recente visita do Papa Francisco.

Os momentos artísticos do "Serão/Tertúlia" e da "Entremeada de S/T's", serão da responsabilidade da Rusga de São Vicente – GEBM

rsv0417_fts_lenços_mãe0067.jpg

Exposição continua patente ao público até final deste mês de Maio - ‘100 anos e dia 13 – 113 Lenços temáticos’ 

Os 4 ‘pontos expositivos’ que enformam a exposição "Lenços de Amor, versos à Mãe: - Da Mãe da terra à Mãe do céu", continuam patentes ao público. A exposição principal, inaugurada no âmbito do programa da Festa das Cruzes em Barcelos, encontra-se no Posto de Turismo da cidade. Em Braga, os restantes 'pontos expositivos' encontram-se no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Atrio da FacFil e Ciências Sociais da UCP e no Centro de Saúde de Ínfias, Aces Cávado 1.

No contexto da ‘religiosidade popular’ e, em termos da simbólica inerente, no mostruário de Lenços, apresentamos um número total de 113 espécimes. O número 100, a propósito do centenário das ‘Aparições de Fátima’, mais o número 13, evocativo do13 de Maio. 

rsv0417_fts_lenços_mãe0068.jpg

“Amor Lial”

Eu amo a minha MÃE,

É nobre a minha paixão.

Sigo a lei da natureza,

Oiço a voz do coração.

Nossa Senhora é Mãe,

E Mãe de quem a não tem.

Eu também não tenho Mãe,

Ela é minha Mãe também. 

E, Siga a Rusga...

"Há 50 anos a Rusgar..."

rsv0517_expo_lenços_mãe0031.jpgrsv0517_expo_lenços_mãe_0030.jpg