Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RUSGA DE S. VICENTE DE BRAGA REPÕE CARNAVAL TRADICIONAL

A reposição do ritual carnavalesco bracarense "Olha o home, lá bai o home...", voltou para ficar.

OBJETIVOS: - Salvaguardar, Preservar e Promover legado(s) cultural(ais) herdados, ao nível das tradições e /ou manifestações etnológicas e etnográficas locais.

2013-Entrudo03-mascarado.jpg

A Rusga convida todos os bracarenses foliões a participar na 'Corrida/Desfile'.

A “Corrida/Desfile - Olha o home, lá vai o home…”, está agendada para a noite do próximo dia 26 (segunda-feira), com concentração marcada a partir das 21:00h, junto à sede da Rusga, sita na Av. Artur Soares (Palhotas), nº 73, Braga. Pelas 21:30h, o 'Desfile/Corrida' sairá das Palhotas em direção ao Coreto da Av. Central, onde será lido o 'Testamento do Libório', regressando a S. Vicente, onde será queimado.

Para o efeito, os foliões, crianças, jovens e adultos, devem comparecer no local devidamente mascarados, acompanhados de instrumentos ou objetos ruidosos - bombos, buzinas, gaitas ou assobios -, para ao som destes, correrem com o Entrudo e poderem integrar a Corrida/Desfile.

Exigi-se, criatividade, boa disposição e refinado sentido de humor, já que, “É Carnaval ninguém leva a mal”.

A seu tempo, foram endereçados convites às escolas e outras instituições de ensino do concelho, bem como, IPSS, associações culturais e recreativas.

Venham divertir-se connosco, e assim, conjuntamente, garantiremos que esta tradição carnavalesca da cidade dos arcebispos e respetivo concelho se mantenha e promova.

- Libório, ultíma a redação final do testamento

Libório, o testamentário - personagem incontornável destes rituais carnavalescos -, ultíma a redação do testamento. Os seus parcos teres e haveres, serão doados por elementos do Grupo, distintas personalidades, nacionais e internacionais, políticos da nossa urbe, instituições, associações e afins… A leitura de tão importante legado, será feita em praça pública, quando a Corrida/desfile chegar à Avenida Central.

Ritual das carnes verdes irá repetir-se depois da queima do Entrudo

“Cada terra tem seu uso, cada roca tem seu fuso”

Após a queima do Entrudo - “O home”, no adro da igreja de São Vicente, a Rusga voltará a repor o 'ritual das carnes verdes', inerente a esta tradição carnavalesca da cidade dos arcebispos. Assim, todos os foliões participantes na Corrida/Desfile do Entrudo - tal como mandava a tradição -, terão por recompensa, a degustação das carnes de porco, nomeadamente a orelheira e enchidos, acompanhadas com broa de milho caseira e o vinho verde da região.

Abertura do Desfile.jpg

Desfile do Home.jpg

Entrudo-08-Queima do home....jpg

Entrudo-mascarados-2.jpg