Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

ROSITA EXPÕE EM VIZELA

3 a 31 outubro 2016. Exposição de Rosita na Loja Interativa de Turismo

A Loja Interativa de Turismo de Vizela recebe a exposição de Rosita, de 3 a 31 outubro. Antónia Rosa Amaral Alves Pinto - Rosita

Tipo de Artesanato: Bordado Regional em Quadros, Tabuleiros de Chá e Bonecas de Trapos

O interesse e a dedicação de "Rosita", como é conhecida pelo "Bordado Regional”, já vem de longa data quando estudante na extinta Escola Industrial e Comercial de Guimarães quando executiva trabalhos manuais na disciplina de "Lavores".

Depois adquiriu por iniciativa própria, tabuleiros de chá e quadros nos quais utiliza como materiais linhas de bordado de ouro e prata, entre outros tipos de bordado.

No ano de 2000, sabendo que a Fundação Jorge Antunes abriu as portas para toda a população do Vale de Vizela nessa área, e como sempre teve gosto pela agulha e dedal, aderiu a Oficina de Bordados com entusiasmo e muita dedicação. Houve uma exposição final.

Empenhando-se ao máximo, entendeu que deveria divulgar os seus trabalhos expondo-os na Montra da Sede do Município. Tendo já participado pelo terceiro ano consecutivo, nas Feiras de Artesanato do concelho de Vizela, assim como na Mostra de Artesanato Local - Venda Tradicional de Natal.

Como o saber não ocupa lugar, continuou durante estes catorze anos a aprender e aperfeiçoar a sua arte na decoração. Através das novas tecnologias e pesquisas, começou a desenvolver novas técnicas artesanais, tais como os trabalhos em pasta de papel, jornal, vidro, parafina, argila, tricot etc. sendo sempre reconhecida como “a Rosita dos bordados”, e poesia nos tempos livres.

Já foi por várias vezes contactada para participar noutras feiras de Artesanato de outros concelhos. O seu objetivo é fazer do bordado a sua profissão, adquirindo a Carta de Artesão e sendo certificada para dar formação nessa área, para não deixar que esta arte desapareça pois faz parte das nossas raízes e tradições.

Embora hoje em dia o Artesanato esteja cada vez mais a ser divulgado, o bordado regional é bem diferente, pois é uma arte que exige uma aprendizagem no terreno, paciência e um amor especial pela “agulha e o dedal”. Assim sendo, o seu maior objetivo será formar uma turma onde possa ensinar esta arte tão antiga. Espera que cada vez mais existam pessoas interessadas nesta arte.

- Participação na VI, VII, IX e Xª edição da Feira de Artesanato de Vizela

- Participação em todas as edições da Mostra de Artesanato Local de Vizela – - Venda Tradicional de Natal

- Realização de várias exposições na Montra de Turismo no Edifício-sede do Município de Vizela