Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RICARDO RIO DEFENDE NOVO PLANO DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA

Comunidade de Trabalho Galiza – Norte de Portugal reuniu plenário em Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, desafiou a Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal (CTGNP) a elaborar um novo plano de cooperação transfronteiriça. Na sessão da abertura do XI Plenário da CTGNP, que se realizou hoje, 15 de Maio, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, Ricardo Rio defendeu que é “importante continuar a potenciar os recursos existentes na região, quer do ponto de vista da investigação, quer do ponto de vista turístico”.

CMB14052017SERGIOFREITAS0000006999.jpg

“A Cidade de Braga tem estado empenhada, nos mais diversos contextos, em projectos de cooperação transfronteiriça, sendo o INL um dos exemplos mais relevantes. Mas acreditamos que é a trabalhar em conjunto que podemos alcançar melhores resultados”, sustentou o Edil, neste encontro em que a CTGNP apresentou o balanço do trabalho realizado na Euro-Região e perspectivou os investimentos futuros.

CMB14052017SERGIOFREITAS0000006997.jpg

Reconhecendo o “caminho meritório” traçado até agora, Ricardo Rio acredita que a Comissão de Trabalho pode ter “um papel reivindicativo junto dos Governos dos dois países e afirmar os projectos prioritários para o território e, desta forma, potenciar ainda mais o desenvolvimento da Euro-Região”. “Entendemos que o Norte de Portugal e a Galiza têm sido e poderão continuar a ser um exemplo de cooperação transfronteiriça no plano europeu”, frisou o Autarca Bracarense.

A par da apresentação do balanço do trabalho realizado e dos investimentos futuros, este XI Plenário da Comunidade de Trabalho ficou marcado pela passagem da presidência da da CCDR-N para a Xunta da Galiza e incluiu ainda a apresentação de boas práticas de cooperação transfronteiriça entre as duas regiões.

CMB14052017SERGIOFREITAS0000007000.jpg

CMB14052017SERGIOFREITAS0000007001.jpg