Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PROJETO QI PME NORTE - 37 EMPRESAS IMPLEMENTAM PROCESSOS DE MODERNIZAÇÃO

Teve lugar no passado dia 30 de abril a Sessão de Encerramento do Projeto QI PME NORTE / ADRAVE 4ª Edição, a qual realizou-se nas instalações da ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional, com a presença da ADRAVE através da Dra. Paula Peixoto Dourado-diretora de Serviços, do Dr. Augusto Lima - Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão para Área do Empreendedorismo, do Dr. António Marques, Presidente da Associação Industrial do Minho e das 37 empresas que participaram na 4ª Edição do QI PME NORTE / ADRAVE.

Foto1

Projecto QI PME NORTE 4ª Edição: 37 Empresas implementam processos de modernização

A ADRAVE foi palco do encerramento do projecto QI PME NORTE/ADRAVE-4ª edição, em que participaram ativamente 37 Pequenas e Médias Empresas (PME´s).

Decorreu no passado dia 30 de Abril de 2014, o Seminário de Encerramento do Projeto QI PME Norte/ADRAVE 4ª edição, nas instalações da ADRAVE.

Este seminário contou com a presença da AIMINHO – Associação Industrial do Minho, das Empresas Destinatárias do Projeto, da Equipa da ADRAVE e de Formadores e Consultores Especialistas envolvidos neste programa e do Município de Vila Nova de Famalicão.

Neste Seminário foram apresentados os principais resultados e impactos alcançados pelo projeto, tendo três empresários testemunhado as intervenções que foram realizadas nas suas empresas. Nesta ocasião, foram ainda entregues os certificados de participação às empresas destinatárias e assinado o protocolo de cooperação Plataforma Empresarial AVE COMPETE.

O Projeto QI-Pme Norte-Qualificação e Inovação é um projeto desenvolvido ao abrigo do Eixo 3 do POPH, numa parceria entre a AIMinho, enquanto Organismo Intermédio, e a ADRAVE, para a região do Vale do Ave, sendo que nesta 4ª Edição representou a intervenção em 37 empresas da região, onde foram implementados processos de modernização empresarial, durante um ano.

Esta 4ª Edição do Projeto que agora encerrou sucedeu a outras três edições anteriores QI PME Norte/ADRAVE, sendo que no conjunto das quatro edições foram intervencionadas 108 PME’s do território, cerca de 50% do sector da indústria e os restantes 50% repartidos entre o comércio e os serviços, tendo sido abrangidos todos os Empresários em sessões de qualificação técnicas e 1624 colaboradores dessas empresas em ações de formação contínua, com o objetivo de resolver problemas muito concretos no seio das empresas e de criar ou melhorar competências profissionais para a melhoria contínua do desempenho e para o aumento da competitividade do negócio.

Foto2

O QI- PME Norte é um programa de formação-ação que vai contribuir para o desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e organizacionais, utilizando metodologias adaptadas à dimensão e realidade das empresas que participam no Programa, bem como intervém na modernização organizacional e na adoção de modelos de gestão mais adaptados às necessidades do contexto, fomentando uma cultura de aprendizagem constante e de melhoria contínua do produto e do serviço prestado.

Neste contexto, a Plataforma Empresarial Ave-Compete, agora reforçada com mais 37 empresas aderentes constitui mais um elemento de extrema importância para a competitividade das nossas empresas e para a promoção das redes de cooperação empresarial.

O Ave-Compete é uma Plataforma de Cooperação empresarial, constituída por mais de uma centena de PME’s, assente na divulgação regular de informação e na partilha do conhecimento em domínios centrais para a competitividade das empresas.

É uma plataforma empresarial que aposta em eixos estratégicos de intervenção, designadamente, a inovação organizacional, a qualificação dos recursos humanos, a internacionalização, a qualidade, o marketing, a gestão estratégica, a cooperação entre os sectores público e privado, entre outros domínios.

Nesta Plataforma, a ADRAVE assume-se como um parceiro do desenvolvimento regional, procurando afirmar o Vale do Ave como um território de excelência no domínio empresarial, cultural e social.

A Plataforma Ave-Compete está, naturalmente, aberta à adesão de todas as empresas que manifestem interesse e que comunguem dos objetivos desta parceria.

Os caminhos para a competitividade são hoje cada vez mais exigentes e seletivos, devendo, cada vez mais, ter como suporte o conhecimento e a cooperação, capaz de assegurar um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos e maior coesão social.

As empresas participantes nesta 4ª Edição do Projeto QI PME Norte/ADRAVE, provenientes de diversos sectores de atividade são as seguintes:

A Fornecedora do Outeiro Lda; Alto Rendimento - Comércio de Artigos em 2ª mão, Unipessoal Lda; Amertrade - Texteis Lda; Amishoes - Calçados Lda; André Castro - Sociedade Unipessoal Lda; Biotempo - Consultoria em Biotecnologia lda; BordaInveste - Fábrica de Bordados Lda; Cadeinor - Mobiliário de Escritório Integrado Lda; Caminhar Confort Shoes; Confecções Chouselas Lda; Crazyhours Unipessoal Lda; Doctolar Lda; Drogaria Feliz Lda; Earboxwear SA; Fafeaccess - Máquinas e Acessórios Lda; ESFANI - Confeções, lda; Famasete - Tecnologia da Informação Lda; Fluidraulica - Equipamentos Hidraulicos Lda; Foco Criativo Unipessoal Lda; Frescos do Dia, Supermercado Unipessoal Lda; Geojustiça - Soluções Geográficas de Apoio à Justiça Lda; Graminho - Granitos do Minho SA; Jaime Oculista Unipessoal lda; Joarca Armazém de Tecidos Lda; José Gomes Unipessoal Lda; Linhas Soltas - Oficinas de Projetos Lda; MINHOMÉDICA - Equipamento Médico e Hospitalar Lda; Netgócio-Soluções Internet para Empresas Lda; Nogueira & Monteiro Lda; Norblend-comercio Cafés Lda; Rosa Maria Costa & Filhos Lda; Sentido Directo, Serviços de Psicologia Unipessoal Lda; SEPSEG - Soluções de Segurança Unip Lda; STC -STACAB Serviços para Indústrias e Acabamentos; Sulnor - Indústria de Metalomecânica Lda; Texto Virtual Lda; Wiremaze - Sistemas de Informação SA.

De salientar ainda que o Projeto QI PME Norte/ADRAVE tem aprovada uma 5ª Edição, com objetivos semelhantes, para abranger mais 25 PME’s do território, pelo que se encontram abertas as inscrições, na ADRAVE, até o próximo dia 16 de Maio.

foto 3

foto 4

IMG_6965