Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PROJECTO-PILOTO LEVA MEDIA ARTS ÀS ESCOLAS DE BRAGA

Candidatura a Cidade Criativa da UNESCO apresentada em Maio

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou hoje, 22 de Março, a EB1 de S. Victor, estabelecimento de ensino onde foi implementado, a nível experimental, uma actividade extracurricular na área das artes digitais. Durante quatro dias, os alunos de S. Victor tiveram contacto directo com as artes, em especial a arte digital, num projecto que se irá repetir no 3.º período do ano lectivo na EB1 das Enguardas.

CMB22032017SERGIOFREITAS0000005858.jpg

Este é um projecto-piloto que se realiza no âmbito da candidatura de Braga a Cidade Criativa das Media Arts da UNESCO, que será formalmente apresentada durante o mês de Maio. Segundo Ricardo Rio, este é um título que a Cidade quer ostentar de forma duradoura.

“Esta candidatura é uma forma de mobilizarmos toda a comunidade e seus agentes para um posicionamento diferente de Braga, que quer ser vista como uma Cidade moderna, inovadora, arrojada, criativa, jovem e culturalmente activa, bem como tecnológica e potenciadora dos recursos económicos e de investigação existentes no território”, afirmou Ricardo Rio, destacando a importância do trabalho que está a ser realizado nas escolas.

O Autarca salientou, igualmente, o ´extraordinário´ desafio que a candidatura representa para Braga. “É um processo de mobilização colectiva em que cada um, na sua área de intervenção, está a dar o seu valioso contributo. Queremos continuar a desenvolver iniciativas diferenciadoras e o Concelho tem os recursos e iniciativas que nos dão um importante lastro para podermos aspirar ao reconhecimento da UNESCO”, sustentou Ricardo Rio.

Recorde-se que em 2004, a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) nomeou as Media Arts como um dos sete campos criativos vitais para o desenvolvimento urbano sustentável. Nesse âmbito, criou a Rede de Cidades Criativas - UNESCO Creative Cities Network (UCCN), para fortalecer a cooperação entre cidades que encontram na criatividade um factor estratégico de desenvolvimento social cultural e económico, estando actualmente presente em 54 países, com 116 cidades membros, das quais 9 são Cidades Criativas Media Arts.

Actualmente existem nove Cidades Criativas Media Arts: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (França, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA - Texas, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv-Yafo (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014), Sapporo (Japão, 2013).

CMB22032017SERGIOFREITAS0000005859.jpg

CMB22032017SERGIOFREITAS0000005862.jpg