Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRODUTOS REGIONAIS ENCHEM EM VILA PRAIA DE ÂNCORA A MAIOR MESA DE PÁSCOA DO PAÍS

Certame decorre no próximo sábado, entre as 10 e as 19 horas

No próximo sábado, dia 19 de abril, Vila Praia de Âncora recebe a maior Mesa de Páscoa do País. São 500 metros dos melhores produtos regionais. Entre gastronomia e artesanato, o visitante vai poder deliciar-se com a oferta variada. Além disso, a animação está assegurada pelos grupos do concelho, com atuações, concertos e arruadas e está ainda confirmada a presença de um convidado especial: Quim Barreiros. Esta é uma iniciativa organizada pelo Movimento de Empresários do concelho que conta com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

Na terceira edição da Maior Mesa de Páscoa do País, a organização quer bater o recorde e chegar ao meio quilómetro de mesa, que se vai estender pelas ruas 5 de Outubro e 31 de Janeiro e pela Praça da República. Dos doces aos salgados, passando pelo bom vinho, até pelo artesanato, são várias as escolhas. É possível provar e comprar os produtos mais saborosos. Mel, vinho, broa caseira, compotas, licores, fumeiro, doçaria tradicional de páscoa, como o Pão-de-ló, o doce sortido ou o Folar de páscoa, são algumas das escolhas, que vão permitir aos visitantes rechear a sua própria mesa de páscoa.

Além das delícias gastronómicas, está também prevista uma vasta animação. Assim, pelas 10 horas, o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora faz as honras e abre o certame. Depois, ao longo do dia seguem-se as atuações do Grupo de Danças e Cantares da Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense, da Academia de Música Fernandes Fão, do Etnográfico de Vila Praia de Âncora, do Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Vila Praia de Âncora, do Grupo de Cantares de Orbacém e já no final da tarde o Grupo de Bombos de Vila Praia de Âncora volta para fazer uma arruada pela vila. Mas não é só. Também o popular cantor da terra, Quim Barreiros, marcará presença no evento.

Recorde-se que este certame conta com o envolvimento dos comerciantes e produtores locais e, este ano, também o Turismo da Câmara Municipal de A Guarda vai participar, promovendo o intercâmbio transfronteiriço.

A Maior Mesa de Páscoa do País é também uma importante iniciativa para o concelho, pois permite impulsionar o turismo cultural, religioso e gastronómico, coloca o concelho nos mapas e roteiros turísticos e potencia a economia local, atraindo muitos visitantes.