Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE FAFE INAUGURA PRAÇA DAS COMUNIDADES – FEIRA SEMANAL

“A Praça das Comunidades é agora uma obra de referência da cidade. Estão criadas as condições para uma nova centralidade”. Foi desta forma e com estas palavras que o presidente da câmara municipal de Fafe, Raul Cunha, inaugurou as obras na Praça das Comunidades, onde se realiza a feira semanal.

DSC_7576

O espaço foi alvo de uma intervenção profunda, uma obra que rondou um milhão de euros, e que passou, agora, a ser mais que o espaço da feira semanal, podendo funcionar como espaço multiusos.

A inauguração do espaço decorreu, esta manhã, dia de feira. A cerimónia contou com a bênção do Padre Abel Maia, que felicitou a autarquia pela obra.

No seu discurso o presidente da autarquia, Raul Cunha, não esqueceu que a obra veio do anterior mandato, reconhecendo o trabalho do seu antecessor neste processo.

Raul Cunha recordou que este é “um projeto antigo que demorou alguns anos a sair do papel, mas agora foi possível e é uma mais-valia para a cidade”.

“Esta é uma obra de grande importância. Agora há que criar m conjunto de eventos para este espaço, iniciativas que não se limitem apenas à feira semanal”.

DCS_3918

Na ocasião, Raul Cunha aproveitou para revelar ainda que os dois edifícios que ladeiam a Praça, nomeadamente o Mercado Municipal e o edifício do Mercado Bar, serão intervencionados, sendo que o mercado municipal, segundo o autarca, “não apresenta condições de segurança”.

“Agora temos aqui uma situação para resolver que se prende com os edifícios que ficam neste espaço. Sabemos que o Mercado Municipal não oferece as condições de segurança. A solução deverá passar pela sua demolição. Neste momento, estamos já em contacto com os proprietários de algumas das lojas do edifício para encontrarmos soluções. Posso adiantar, que uma das soluções seria fazer uma intervenção no edifício do Mercado Bar de forma a transformá-lo em Mercado Municipal, com todas as condições, quer para comerciantes, como para compradores”.

Raul Cunha terminou o discurso lembrando que está na vida pública para trabalhar em prol da comunidade.

“Perante esta Praça das Comunidades, gostaria precisamente de reforçar a palavra comunidade para vos dizer que, só faz sentido estar na vida pública, se trabalharmos todos com a comunidade e para a comunidade de forma aberta, transparente, com entrega e concentrados no desenvolvimento da nossa terra. É essa a nossa forma de estar”.

DSC_7499

DSC_7579

DSC_7642