Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRÉMIO LITERÁRIO A. LOPES DE OLIVEIRA/CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE DE NOVO EM VIGOR PARA OBRAS PUBLICADAS EM 2017 E 2018

Com o patrocínio da autarquia, foi instituído, de novo, a nível nacional, o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, para o género "Estudos Histórico-sociais de Âmbito Local ou Regional" e para obras editadas em 2017 e 2018.

regulamento PREMIO

Nos termos do regulamento, o prémio visa estimular a publicação de estudos histórico-sociais das realidades de determinada localidade ou região portuguesa, na perspectiva de valorizar um sector de investigação de crescente importância, no quadro do aprofundamento da matriz regional e local do nosso país.

O prémio, instituído pela primeira vez em 1983, será atribuído à melhor obra concorrente dentro daquele género e publicada em livro, entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2018, cujos autores poderão ser de nacionalidade portuguesa ou estrangeira.

O prémio, no valor de 2 mil euros, será dividido em duas fracções iguais, sendo uma para distinguir as obras dirigidas ao território e aos temas fafenses, premiando o investimento sobre o local, enquanto a outra se dirige a estudos sobre as outras localidades e/ou regiões.

Cada concorrente deverá enviar cinco exemplares da obra submetida ao concurso, ao cuidado do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Fafe.

O prazo de recepção das obras concorrentes terminará em 31 de Dezembro de 2018, devendo o Júri tomar a sua decisão até ao dia 31 de Março do ano seguinte, tornando-a pública nos dez dias imediatos.

O Prémio será entregue ao autor da obra vencedora em cerimónia oficial a realizar no dia 25 de Abril de 2019.

Na edição anterior, foram vencedoras as obras Crime e Criminosos no Norte de Portugal. O Alto Minho Oitocentista, de Alexandra Esteves e Sancti Martini de Armir. História de uma Terra e de Gente com História, de Paulo Moreira e Artur Coimbra.

Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa à obra O Hospital e a Botica da Misericórdia de Penafiel – 1600-1850, de Paula Sofia Costa Fernandes.