Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO REGRESSA À IDADE MÉDIA

Castelo de Lanhoso recebe Mercado Medieval a 22 e 23 de julho

O Castelo de Lanhoso recebe a 22 e 23 de julho, na sua Praça de Armas, a II edição do Mercado Medieval. Este evento conta com artesãos e artistas locais, num local histórico como é o ex libris da Póvoa de Lanhoso. A entrada é gratuita e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai disponibilizar transporte grátis entre a Vila e o local (nos dois sentidos).

Visita ao Mercado Medieval 2016.jpg

Trata-se do arranque da programação “Verão com(n) vida”.

“A melhor forma de aprender história, a nossa história, é ter a oportunidade de “viajar no tempo” revivendo in loco o contexto dos acontecimentos. O mercado medieval é uma recriação histórica, promovida por este município, que pretende assim incutir o interesse pelo passado histórico de forma lúdica e atrativa e, ao mesmo tempo, valorizar o património edificado, bem como estimular a economia local. Esta é mais uma das muitas ações que pretendem dar vida aos monumentos concelhios”, salienta o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

No interior das muralhas, este evento pretende recriar artes e ofícios tradicionais, com as técnicas de então, assim como atividades da época, como jogos tradicionais e atuações musicais.

Este Mercado Medieval vai ainda contar com animação noturna, gastronomia típica da época e atividades para as crianças.

O cenário será preenchido com personagens da época: ferreiro, cesteiro, carpinteiro e artesão de pedra estarão lado a lado com lavradores e camponesas, que irão dar vida a um cenário medievo, que procura recriar o dia-a-dia vivido nas praças medievais.

No dia 22 de julho, o Mercado Medieval decorre entre as 17h00 e as 00h00. No domingo, realiza-se entre as 10h00 e as 20h00. Quem desejar, pode ir no transporte gratuito que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai disponibilizar, no sábado, e que parte de junto à Casa da Botica, na Vila. O transporte de regresso também vai ser assegurado.

De registar a participação e colaboração de grupos, associações, tais como a Associação de Artesãos do Minho, e também de empresas e de coletividades locais que contribuíram positivamente na organização deste evento, a cargo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.