Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO APRESENTA 12 PROJETOS A CONCURSO DA CIM DO AVE

No âmbito do Desafio Empreendedor do IN.AVE – Rede de Empreendedorismo do Ave lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, o Gabinete de Promoção do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoiou nove dos 12 projetos submetidos no nosso concelho.

Vila da Povoa de Lanhoso 1

Os 12 projetos submetidos correspondem a 18 empreendedores, que apresentaram candidaturas em áreas como moda, publicidade, agricultura, saúde, bem-estar e desporto, intervenção social, diversão e lazer, património e turismo, TIC, aproveitamento e transformação de materiais, alimentação e restauração. Cerca de 12 dos empreendedores, têm idade inferior a 30 anos e 13 são homens. Oito dos empreendedores estão desempregados e três são estudantes. Doze têm o 12º ano, quatro têm licenciatura e quatro têm mestrado.

O desafio está a decorrer, numa 1.ª fase, ao nível municipal, onde irão acontecer as oficinas de geração de ideias, as quais pretendem facilitar aos participantes a concretização dos seus projetos empresariais e onde terão lugar as finais municipais. No município da Póvoa de Lanhoso, esta oficina de geração de ideias terá lugar no Centro Educativo António Lopes nos dias 29 e 30 de abril. No dia 30, durante a tarde é feita a escolha do vencedor que irá representar a Póvoa de Lanhoso no Ave. Numa 2.ª fase, os melhores projetos de cada município participarão na final intermunicipal, marcada para dia 7 de junho.

No total, o Desafio Empreendedor do IN.AVE recebeu 134 candidaturas de projetos empreendedores, correspondentes a diversas áreas de negócio.

Este desafio destina-se a apoiar pessoas, com mais de 18 anos, que a título individual ou coletivo, pretendam desenvolver e implementar ideias de negócio no território do Ave. O vencedor na final intermunicipal terá direito a um prémio financeiro no valor de mil e 500 euros.

Reconhecendo a relevância do empreendedorismo e dos empreendedores no processo de desenvolvimento do seu concelho e do Ave, ao nível da consolidação de uma comunidade regional mais coesa e sustentável, o Município da Póvoa de Lanhoso apresentou-se enquanto uma das portas de entrada para o empreendedorismo e acompanha e dinamiza o processo localmente, assim como a Associação Em Diálogo,  em interação com a Comunidade Intermunicipal do Ave.