Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO APOSTA NO EMPREENDEDORISMO NAS ESCOLAS

“Empreendedorismo nas Escolas” dá origem a 28 projetos

A Póvoa de Lanhoso submeteu 27 candidaturas (ensino secundário) e uma candidatura (ensino básico) ao desafio IN.AVE designado “Empreendedorismo nas Escolas”.

Vila da Povoa de Lanhoso 1

Atendendo ao elevado número de candidaturas, que superou as expectativas, no nosso município terá de ser realizada uma semifinal, no dia 8 de maio, pelas 10h00, na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. No dia 15 de maio realiza-se a final no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários, pelas 14h30.

De lembrar que, âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, os municípios aderentes ao projeto IN.AVE capacitaram professores para o empreendedorismo na escola, de modo a que os alunos apresentassem ideias de negócio exequíveis. Na Póvoa de Lanhoso, foram abrangidas 12 turmas, 225 alunos e 12 professores. Cerca de 11 das turmas pertencem ao ensino Secundário e Profissional e uma turma pertence ao 3º ciclo.

Segue-se a fase de concurso de ideias de negócio, dirigida para os alunos do ensino secundário e profissional, e uma feira de negócios virtuais, a Expo Empresas Júnior, para o 3º ciclo (no dia 7 de junho).

No que se refere ao concurso de ideias existe uma primeira fase, municipal, em que serão selecionados os melhores trabalhos e uma segunda fase, intermunicipal. A final municipal da Póvoa de Lanhoso decorrerá no dia 15 de maio. O júri será composto por cinco elementos: dois indicados pela CIM do AVE e três indicados pela autarquia (um representante da autarquia, um da Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso e outro do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso).

A Expo Empresas é um evento dedicado ao 3º ciclo, em que todas as turmas que estão a participar no projeto se encontram para demonstrarem as aprendizagens realizadas, num espaço de partilha e de reflexão. Esta atividade pretende ser um momento marcante do projeto em que as turmas sob orientação dos professores responsáveis deverão criar um projeto de empresa destinada à NUT Ave, em que vendam um produto/serviço em qualquer setor de atividade.

Motivar os jovens para as práticas empreendedoras; promover o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos; desenvolver projetos/ideias que possam ser uma mais-valia para a Região do Ave; criar ideias de negócio inovadoras e exequíveis e que tenham em conta as necessidades do território são os objetivos da iniciativa “Empreendedorismo nas Escolas”.