Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA MOSTRA NATUREZA MÁGICA

Natureza Mágica: Mar, Mata e Magia. Exposição de Pintura na Torre da Cadeia Velha – Ponte de Lima- 1 de Junho

O Município de Ponte de Lima inaugura, no próximo dia 01 de junho, na Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, uma exposição de pintura intitulada “Mar, Mata e Magia“, da artista brasileira Edith Rizzo. A par desta exposição, também é lançado o livro de contos “O Mundo Mágico das Fadas Elementais”, da autoria da escritora limiana Elisabete Araújo. A obra está traduzida para inglês e francês e as suas ilustrações são da autoria de Edith Rizzo.

natureza_magica_cartaz

Edith Rizzo nasceu a 03 de março de 1966, em Santa Adélia, no estado de São Paulo, no Brasil. Começou o seu percurso como pintora aos seis anos de idade, com pequenos esboços e aos dez anos de idade já pintava pequenos retratos. Em 2015, a artista recebe o título de Chevalier Academicienne, pela Mundial Art Acadamie (MAA), em França; em 2016 é condecorada com os títulos de Delegada Cultural e Embaixadora da Paz, pela CONBLA – Confederação Brasileira de Letras e Artes – e em 2011 e 2012 é galardoada pela Rede Globo na Galeria TV Rio Sul. Atualmente vive na cidade brasileira de Paraty, onde leciona matemática, sem nunca abandonar o seu percurso artístico, na pintura, com características muito próprias como se podem apreciar em Mar, Mata e Magia.

Elisabete Araújo, nasceu em Luanda, Angola, a 01 de setembro de 1969. Regressou a Portugal, com os pais, mais concretamente a Ponte de Lima, quando tinha apenas seis anos de idade. Impulsionada por uma terra de lendas e poesia, como é Ponte de Lima, cedo descobriu a paixão pela escrita e, aos 16 anos, já os seus textos eram publicados em publicações regionais. Em 2011, publica o seu primeiro livro, intitulado “Mêda – Entre a Serra e o Douro”, onde contou com a colaboração do seu filho António Jorge, na fotografia. Viveu durante 25 anos em Vila Nova de Gaia, exercendo funções de Gestora de Recursos Humanos, numa multinacional e, em 2012, regressa a Ponte de Lima, onde é gerente e formadora numa empresa de formação. A escrita continua a ser a sua grande paixão.

O gosto pela natureza e pelas figuras que preenchem o imaginário comum, uniu as duas artistas e, muito embora estejam separadas por milhares de quilómetros, decidiram concretizar este projeto juntas, direcionado, em particular, aos mais pequenos.

Após a inauguração da exposição e da apresentação do livro, haverá lugar a uma degustação de produtos Luso-Brasileiros para todos os que quiserem participar, e haverá uma pequena peça de teatro alusiva à obra apresentada, representada pelo grupo de teatro Pequenos Atores do Lima.

A inauguração da exposição “Mar, Mata e Magia”, de Edith Rizzo, e a apresentação do livro “O Mundo Mágico das Fadas Elementais” de Elisabete Araújo, terão lugar pelas 19 horas, na Torre da Cadeia Velha, sendo que a exposição estará patente na Torre da Cadeia Velha, até ao dia 25 de junho.