Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA LEVA A BRUXELAS UMA MOSTRA DO MELHOR DA SUA GASTRONOMIA

MOSTRA-PROVA ENOGASTRONÓMICA

Decorreu, com requinte e o devido sucesso a segunda prova/mostra de produtos e vinhos oriundos de Ponte de Lima, com o apoio do Café/Restaurante Portugal e os demais representantes vindos de Ponte de Lima e que se fizeram acompanhar dos seus vinhos e produtos autóctones. Desde as charcutarias, Minho fumeiro, aos vinhos verdes; Casa da Cuca; Quinta do Ameal e dos restaurantes: Sonho do Capitão; Sabores do Lima; Casa de São Sebastião; Solar do Taberneiro; Fátima Amorim; Carvalheira.

Prova-MostraEnosgastronómica2018a (1)

Recebidos na Sala Damião de Gois, na presença do Sr. Embaixador de Portugal em Bruxelas, Dr. António Alves Machado, que acolheu a comitiva e demais convidados, dando consistente elogio à iniciativa que pretende, acima de tudo, dar a conhecer a excelência dos produtos daquela região do Alto Minho.

Responderam ao convite cerca de 60 pessoas; do corpo diplomático, dos empresários e funcionários das instituições europeias, importadores.

Este, foi também o momento de apresentar o Melhor Cozinheiro Jovem do ano, João Coelho, vencedor do concurso nacional – Jovem Talento de Gastronomia 2017.

Nos discursos de boas-vindas e apresentação de tão palatáveis guloseimas, ficaram os agradecimentos à Embaixada de Portugal, na pessoa do Sr. Embaixador e a todos os que se envolveram em mais esta prova, tornando possível tão prestigiante iniciativa promotora daquilo que temos e somos! Bem-haja.

DE PONTE DE LIMA PARA BRUXELAS

Bacalhau de cebolada

A Academia do Bacalhau de Bruxelas organizou, no dia seguinte à Mostra de produtos autóctones provindos de Ponte de Lima, um suculento jantar, para cerca de 70 convidados, no Café-Restaurante Portugal. Com a delícia do Bacalhau de Cebolada, receita da mais antiga vila de Portugal, esmeradamente preparada pelo Melhor Cozinheiro Jovem de Portugal, João Pedro Coelho e Chef Paulo Santos da Casa de São Sebastião, Ponte de Lima.

Para além do repasto com toques e paladares da alta cozinha limiana, foi também ocasião de encontro entre os sócios da Academia do Bacalhau e outros simpatizantes que se envolveram em conversas soltas e muita animação. E como não podia deixar de ser, ouviram-se os sons estridentes da concertina, com rasgadas melodias da música popular portuguesa.

Prosseguindo estes encontros em torno da gastronomia limiana, tem lugar já no próximo dia 3 de Fevereiro, (a terceira edição do Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, em Bruxelas. Cozinheiras vindas expressamente de Ponte de Lima, numa parceria sempre atuante com o Café-Restaurante Portugal; renovam-se assim os encontros à volta da excelência da gastronomia limiana. Uma noite que promete, sendo animada com o Fado na voz de Carla Linhares, vinda diretamente de Portugal. E da boa música, pelo grupo belga Cowboys; na Salle Rotonde, Woluwue Saint Lambert-1200 Bruxelas, volta-se a viver Portugal, pelas melhores razões do mundo.

Fonte: António Fernandes / https://www.luso.eu/

Fotos: Tony da Silva