Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA EVOCA CARDEAL SARAIVA

Retrato sociopolítico do Alto Minho oitocentista domina palestra de tributo a Cardeal Saraiva

A sexta conferência inserida no quadro das comemorações dos 250 anos de nascimento de Frei Francisco de São Luís (1766-2016) evocou o contexto sociopolítico do Portugal oitocentista na época do Cardeal Saraiva, com especial enfoque nos tumultos e desacatos ocorridos na região alto minhota nas primeiras décadas do período liberal.

Retrato sociopolítico do Alto Minho oitocentista (Medium).JPG

Orientada por Alexandra Esteves – docente na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – a palestra “Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho no tempo de Cardeal Saraiva”, que decorreu na passada sexta-feira, 2 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, revisitou a torrente de acontecimentos que influenciou o percurso do monge beneditino, desde as invasões napoleónicas que ditaram o seu envolvimento nos movimentos de resistência organizada – caso da Junta Provisional de Viana do Minho – à Revolução Liberal de 24 de agosto de 1820 que determinou a sua nomeação para a Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, organismo incumbido de organizar as eleições para as Cortes, de preparar a Constituição de 1822 e de exercer o poder executivo em nome de D. João VI a quem se exigia o imediato regresso à metrópole.

Reforçando a cada passo a importância da contextualização histórica para o conhecimento da figura visada na conferência de tributo, Alexandra Esteves lembrou as convicções liberais de Frei Francisco de São Luís - opção ideológica que numa fase de acesa conflitualidade entre as forças de apoio ao absolutismo de D. Miguel e a população afeta à monarquia constitucional de D. Pedro lhe custou dois prolongados exílios, além de campanhas difamatórias e persecutórias de adeptos realistas -, e sublinhou os efeitos negativos que o clima de hostilidade partidária provocou no Alto Minho - região onde a implantação definitiva do liberalismo se revelou particularmente difícil, resultando do ambiente de crispação política o aumento exponencial da criminalidade, sobretudo nos anos 20 e 30 do século XIX. Ponte de Lima foi um dos casos tratados pela conferencista, que entre os vários exemplos citados - alguns deles retirados dos Livros de Atas da Câmara Municipal -, destacou um episódio ocorrido em S. João da Ribeira, a 17 de maio de 1836 – dois anos após o final da Guerra Civil – em que elementos da própria Guarda Nacional cometeram “bárbaras atrocidades” contra fações opostas ao regime vigente.

À comunicação de Alexandra Esteves, que contou com a presença do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ponte de Lima, seguir-se-á a 06 de janeiro de 2017, pelas 19h00, a conferência “Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo”, de Luís de Oliveira Ramos, que encerra o ciclo de palestras inserido no programa comemorativo dos 250 anos de nascimento de Cardeal Saraiva.