Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA COMEMORA 120 ANOS DO TEATRO DIOGO BERNARDES

COMEMORAÇÕES DO 120.º ANIVERSÁRIO | 19 de Setembro de 1896 - 19 de Setembro de 2016

Na próxima segunda-feira, dia 19 de Setembro de 2016, a partir das 21h30, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, comemora 120 anos sobre a data da sua inauguração, com o espectáculo de dança contemporânea “A Festa (da insignificância)”, de Paulo Ribeiro, para maiores de 12 anos, considerado por muitos um dos melhores espectáculos produzidos em Portugal em 2015, fruto de uma co-produção em que participaram o Théâtre National de Chaillot, Les 2 Scènes – Scène Nationale de Besançon, Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, Teatro Nacional São João e Teatro Viriato, para além dos apoios do Município de Viseu e da Companhia Nacional de Bailado.

tdb_festa_4x3_.jpg

Antes, a partir das 9h00 da manhã, “O Teatro Diogo Bernardes vai à Feira”, dando a conhecer à população e aos visitantes a efeméride que se comemorará ao longo de todo o ano, com término a 19 de Setembro de 2017. A “Batucada Radical”, com cerca de 10 músicos percussionistas, far-se-á acompanhar por um malabarista, um equilibrista, um manipulador de fogo e dois animadores circenses, de maneira a animar as ruas num dia em que a festa será o mote – A Festa dos 120 Anos do Teatro Diogo Bernardes.

Voltando ao espectáculo da noite, segundo o criador, Paulo Ribeiro, “O processo criativo é quase sempre angustiante, mas também festivo. Inevitavelmente celebramos a totalidade das nossas possibilidades físicas e mentais. Há sempre uma entrega que nos ultrapassa. Há sempre surpresa, há sempre festa! Há sempre uma dimensão de ritual que nos transforma, que vivifica, que altera, que nos aproxima do outro.

E é esta a minha festa. Quero festejar para dar corpo às motivações interiores e secretas. Dar corpo à utopia, à expectativa, à vontade de criar uma plataforma de entendimentos e cumplicidades. E isso não se limita ao espaço circunscrito do palco. Estende-se a todos os que estão presentes, sejam eles passivos ou activos.

Porque a festa é a todas as dimensões...

A festa é já um múltiplo poliédrico de emoções provocadas pela relação com a natureza, com o outro e com as forças imanentes que se gozam na alegria com que se exterioriza a sua própria evocação. Uma são muitas; muitas são uma!

É sempre evasão do quotidiano; carnaval de transgressão; má(s)cara que oculta personagens de convencionais rotinas. Sempre corpo e alma, grito explosivo de alegria e liberdade.

Enfim, a festa pode ser tudo, desde que manifestação de prazer. Até mesmo a simples carícia é uma festa...

A 19 de Setembro o acesso ao Teatro Diogo Bernardes destina-se a convidados e, para além do espectáculo referido, haverá lugar ainda para algumas surpresas.

tdb_festa_banner.jpg

De maneira a que todos os interessados possam fruir do espectáculo e também participar desta festa, que se quer de todos e para todos, será apresentada uma segunda sessão no dia 20 de Setembro, também às 21h30, cujas entradas são a 2,00€.

Até ao final de Setembro, o Teatro Diogo Bernardes apresenta a peça de teatro “A Justiça, um Drama de Faca e Alguidar”, de Camilo Castelo Branco, pela Companhia de Teatro de Braga, a 24 às 22h00, o espectáculo de comunidade e de teatro de rua “Duas Caras”, pela Associação Outra Voz, de Guimarães, na Alameda de S. João, às 22h00; e a banda de jazz de Bristol “Get The Blessing”, quarteto do qual fazem parte músicos que integram bandas como Portishead ou Radiohead, a 28 também às 22h00.

Para Outubro estão previstos espectáculos com muita qualidade: a comédia “God”, com Joaquim Monchique, Diogo Mesquita e Rui Andrade; duas sessões do espectáculo de teatro infanto-juvenil “Dom Quixote (de Coimbra)”, pelo Teatrão, de Coimbra; o concerto de Selma Uamusse que esteve recentemente no Teatro Diogo Bernardes a acompanhar, na voz, Rodrigo Leão; o concerto duplo de Daily Misconceptions + Sensible Soccers; a peça de teatro “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca, pela Companhia Pequeno Palco de Lisboa, na área do ilusionismo teatralizado, apresentaremos o espectáculo “Mário Daniel – Fora do Baralho”, que tem esgotado inúmeras salas por todo o país; o concerto de Scott Matthews acompanhado pela respectiva banda e o espectáculo de teatro e comédia “Macbeth”, pela Companhia do Chapitô.

Em Novembro contaremos com o fadista Marco Rodrigues, o cantor de fado argentino Daniel Melingo, que dará uma maior afirmação internacional do Teatro Diogo Bernardes, a par de alguns concertos já referidos, como os de Scott Matthews ou dos Get The Blessing, a banda Ratere, a ópera a cargo do Quarteto Contratempus, o teatro pela Companhia de Teatro Mosca e mais música: Pensão Flor acompanhados pelo quarteto Opus Quatro, Sean Riley & The Slowriders que actuaram nos mais conceituados festivais de verão realizados recentemente em Portugal e ainda Rão Kyao, com o concerto “Coisas que a Gente Sente”.

Dezembro será mês de teatro infantil e juvenil, pelo Teatrão, de Coimbra e pelo Teatro do Bolhão / Academia Contemporânea do Espectáculo, do Porto; na área do teatro destaque para “As Três Irmãs (Making Of)”, a partir de “Três Irmãs” de Tchekhov, pela Companhia O Teatrão – Oficina Municipal do Teatro, de Coimbra; no que concerne à conjugação entre a música e a poesia, o espectáculo “Poesia Homónima” por Júlio Resende, ao piano e Júlio Machado Vaz, na voz; a festa de aniversário, de novo a festa, dos a jigsaw e o Concerto de Natal com a soprano Marina Pacheco e a pianista Olga Amaro.

Mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt

tdb_festa_mupi_.jpg