Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA CELEBRA SEMANA SANTA

O programa cultural da semana santa em Ponte de Lima apresenta na sexta-feira, dia 18, das 14h30 às 17 horas o Roteiro das 7 Dores.

As sete igrejas e capelas da vila para a adoração ao Senhor Morto estão de portas abertas, nomeadamente a: Igreja de Nossa Senhora da Guia, Igreja do Convento de Santo António, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja da Lapa, Capela das Pereiras e Capela de São João.

Compasso_Pascal_Vitorino_Donas_Fotografia_Amandio_

De acordo com a tradição pascal, no sábado de Aleluia (19), haverá a encenação da Queima de Judas pela Associação Cultural Unhas do Diabo no Largo de Camões e no areal do rio Lima junto à Ponte Medieval, às 23 horas. O espetáculo consiste na leitura do Testamento de Judas 2014 e consequente queima do Judas, simbolizado num boneco.

A quadra pascal termina no dia 20 de abril com o Compasso Pascal, das 8h00 às 20h00. Esta é uma tradição ainda muito enraizada na comunidade limiana e que se apresenta com algumas particularidades nas diferentes freguesias do concelho, como por exemplo na freguesia de Vitorino das Donas os homens usam os célebres “cachenés” dos fatos à minhota ou então em Fontão, onde cada ano é escolhido um mordomo que fica encarregue de oferecer uma mega refeição pascal a toda comunidade.