Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA CELEBRA DIA DA EUROPA

Iniciativa tem lugar no dia 12 de maio

Ponte de Lima associa-se às celebrações do Dia da Europa, que se celebra a 9 de maio. Neste sentido, o Município de Ponte de Lima em parceria com o Centro Europe Direct de Ponte de Lima e a Universidade Nova de Lisboa celebram esta efeméride no dia 12 de maio, visando a presença dos alunos dos vários Agrupamentos de Escolas do Concelho.

O programa inclui a realização de um peddy-paper, durante o qual, os alunos terão de realizar um percurso no centro histórico, com partida às 9 horas do Largo de Camões, e responder a um questionário com perguntas sobre os 30 Anos da adesão de Portugal à UE, os 30 Anos do Espaço Schengen, o Ano Europeu do Desenvolvimento e à Descoberta de Ponte de Lima.

As celebrações terminam às 11 horas no Auditório Rio Lima, com um seminário sobre os 30 Anos da Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à União Europeia, que veio a acontecer em 1 de janeiro de 1986.

No âmbito do Seminário, a professora Alice Cunha da Universidade Nova de Lisboa vai proferir uma palestra subordinada ao tema “Os 30 Anos da Adesão de Portugal à UE”, sendo seguido de um debate. No final serão entregues prémios aos vencedores.

A nível nacional as celebrações realizam-se em Lisboa no dia 9 de maio e são da responsabilidade da Representação da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete de Informação em Portugal do Parlamento Europeu, da Presidência Letã do Conselho da União Europeia, da Secretaria de Estado Dos Assuntos Europeus e são presididas pelo Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias já abriram as portas ao público a 2 de maio, em Estrasburgo, e voltam a fazê-lo a 9 de maio, em Bruxelas e no Luxemburgo. As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, por toda a União Europeia, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a União Europeia o mesmo acontecendo em Ponte de Lima em que o Dia da Europa é amplamente celebrado nomeadamente pela comunidade escolar em ações desenvolvidas por professores e alunos.