Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PAREDES DE COURA RECEBE BANDEIRA “CIDADE OU VILA DE EXCELÊNCIA”

3ª feira | 21 março | 11h30

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, recebe amanhã, 3ª feira, dia 21 de março, pelas 11h30, a Bandeira da Rede de Cidades de Excelência, pelas práticas inovadoras nos eixos da regeneração urbana e do turismo.

Na cerimónia a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes de Coura, a Bandeira “Cidades de Excelência – Nível II” é o reconhecimento público do meritório trabalho que esta autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito dos trabalhos de qualificação nesta bonita vila no coração do Alto Minho.

Os fundamentos para tal acontecimento, prendem-se com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município de Paredes de Coura aquando da adesão à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, incidindo nos eixos “Cidade ou Vila de Regeneração Urbana” e “Cidade ou Vila Turística”.

No que diz respeito à regeneração urbana, destacamos o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Paredes de Coura, fruto da candidatura aos fundos do programa Portugal2020. Este plano visa constituir uma base para as decisões no âmbito do processo de regeneração urbana do Município de Paredes de Coura, processo esse que tem conhecido evoluções através da reabilitação urbana que tem sido desenvolvida no centro desta vila.

Neste sentido, as ações desenvolvidas no centro de Paredes de Coura almejam a dotação do espaço com sinalética, bem como a localização de comércio e serviços diversos, tornando o centro da vila num local dinâmico e atraente aos olhos de quem aqui habita e de quem o visita.

Respeitante à vertente do turismo, e derivado também de candidatura aos fundos do Portugal2020, destacamos 3 programas que demonstram o interesse desenvolvido pelo Município de Paredes de Coura neste eixo:

  • Plano de Paisagem das Terras de Coura, que pretende constituir-se um projeto-piloto em Portugal em termos metodológicos na abordagem da paisagem à escala local enquanto instrumento autónomo, usando como exemplo casos de sucesso desenvolvidos em França, Espanha e Itália;
  • Meandros do Coura - Percurso Interpretativo do Rio - Fase 1, enquanto percurso interpretativo ao longo do rio Coura, entre a Praia Fluvial do Taboão e a ponte da estrada N 1069 - Peideira. Este itinerário terá uma extensão de 1 200 metros e uma área com cerca de 17 hectares, sendo um projeto que visa uma intervenção minimalista, respeitadora do ecossistema e ao mesmo tempo com grande capacidade de valorização dos recursos aí presentes. É ideal deste projeto permitir ao visitante usufruir do espaço conforme ele é, sem grandes ações antrópicas, conseguindo também valorizar o território em termos paisagísticos, ambientais, culturais e sociais;
  • Centro de BTT do Corno de Bico. Tendo como suporte a Rede Natura 2000, a Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico e o respetivo Centro de Educação e Interpretação Ambiental, e auxiliado através da parceria com a Associação Encostas do Corno de Bico, Junta de Freguesia de Vascões e Associação Amigos da Montanha, com a devida adequação ao potencial existente para o turismo de natureza do território e dos equipamentos já existentes, Paredes de Coura almeja conceber as infraestruturas necessárias para dotar no espaço um Centro de BTT dedicado à prática de Cross Country. Este espaço terá a devida homologação da União Velocipédica Portuguesa e Federação Portuguesa de Ciclismo, e ocupará no terreno quase a totalidade da área geográfica de Paredes de Coura, inclusive áreas que são parte da Rede Natura 2000 e da Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Destacamos também a elaboração do Plano de Ação para a Mobilidade Sustentável – Alto Minho 2020 (PAMUS Alto Minho 2020). Este plano pretende suportar as decisões no campo da mobilidade, quer num âmbito Municipal, quer num âmbito local, pretendendo ser um documento que estabeleça as diretrizes nesta matéria no período 2016-2020.

Neste âmbito, o projeto da Reabilitação do Centro Coordenador de Transportes de Paredes de Coura é destacado pelo Município como a mais prioritária das ações a formalizar neste território.

Assim, o importante conjunto de ações descritas leva o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, em contexto da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, a atribuir o galardão da Bandeira de Cidades de Excelência - Nível II ao Município de Paredes de Coura, por se constituir um município de Excelência nas áreas da regeneração urbana e do turismo.