Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

NOITE EUROPEIA DOS INVESTIGADORES REGRESSA AO CURTIR CIÊNCIA EM GUIMARÃES

Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre robótica, observação de estrelas, atividades científicas para os mais novos, música e encontros com investigadores são algumas das propostas para o dia 29 de setembro (sexta-feira), no Centro Ciência Viva de Guimarães. Participação livre.

image001

O Centro Ciência Viva de Guimarães volta a ser o palco do programa que assinala, sexta-feira, 29 de setembro, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Um workshop de Impressão 3D, uma conversa sobre robótica, atividades científicas divertidas para os mais novos, música e encontros com investigadores, são as principais propostas desta noite que visa aproximar o público da ciência.

Situado na antiga Fábrica de Curtumes Âncora, em Couros, o Curtir Ciência assinala a NEI com um programa diversificado, entre as 17:00 e as 23:30 horas, dirigido a todos os públicos. A participação é livre.

A escolha é diversificada. É possível fazer “Ciência no Pátio”, entre as 17:00 e as 20:00 horas, incluindo atividades científicas divertidas como fazer “Bolhas XXL”; participar na oficina de trabalho sobre Impressão 3D (na Sala de Prototipagem Rápida do Curtir Ciência), na palestra interativa sobre Robótica (com o investigador Vinícius Silva, da UMinho) ou na conversa sobre Biodiversidade com o investigador Pedro Alves, da Campanha “Charcos com Vida”. Mas há mais: visitas gratuitas aos principais módulos da Exposição Permanente do Centro Ciência Viva, uma observação astronómica no pátio do Centro assegurada pela ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, momentos musicais e uma sessão de abertura com a presença de representantes da Câmara Municipal de Guimarães e da Universidade do Minho.

O Curtir Ciência associa-se desta forma ao programa da NEI coordenado pela agência Ciência Viva, em parceria com o i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica e Universidade de Coimbra. Este ano conta com a parceria do Planetário – Casa da Ciência de Braga.

Todas as atividades são gratuitas. A inscrição pode ser feita através do correio eletrónico reservas@ccvguimaraes.pt ou pelo telefone 253510830.