Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE MONÇÃO AMEAÇA CORTAR RELAÇÕES COM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

“SE O MINISTÉRIO NÃO ALTERAR A SUA POSIÇÃO, A DELIBERAÇÃO DE CORTE INSTITUCIONAL É PARA CUMPRIR”

Garantia dada ontem à tarde, em sessão do executivo municipal, pelo presidente da autarquia, Augusto de Oliveira Domingues, que reúne esta sexta-feira com o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. Para apreciação e análise do resultado da audiência, foi marcada uma reunião extraordinária para o dia 21 de setembro, segunda-feira, pelas 17h00.

O presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto de Oliveira Domingues, garantiu ontem à tarde, em reunião do executivo municipal, que irá transmitir ao Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, com quem reúne na próxima sexta-feira, a total disposição da autarquia para cumprir a deliberação de corte de relações institucionais caso o governante não avoque o processo de não homologação da eleição do diretor do Agrupamento de Escolas de Monção.

O autarca monçanense referiu que “vai ouvir com toda a atenção o Ministro Nuno Crato” e mostrar “contundência e firmeza nos argumentos que levaram à decisão, datada de 31 de agosto, de denunciar unilateralmente o contrato com o Ministério da Educação e Ciência”. “Espero que o diálogo seja produtivo. Se não for, a deliberação é para cumprir” acentuou.

O cumprimento daquela deliberação, com origem no facto de as eleições não serem homologadas devido à existência de questões judiciais pendentes, conduzindo a sucessivas comissões administrativas provisórias, implicará a denúncia unilateral do contrato de delegação de competências nº250/2009 e consequente não exercício das referidas competências em matéria de educação.

A saber: Transferência do pessoal não docente das escolas básicas e da educação pré-escolar novamente para o Ministério da Educação; devolução da gestão do parque escolar no 2º e 3º ciclo do ensino básico e suspensão de atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico.

A deliberação, apoiada maioritariamente pelas cerca de 300 pessoas que no dia 31 de agosto enchiam o Cine Teatro João Verde, fundamenta-se na grave instabilidade existente no Agrupamento de Escolas de Monção, a qual tem motivado desconforto e mal-estar no corpo docente, incompreensão dos encarregados de educação e enormes dificuldades no normal desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos.

Refira-se que, em comunicação com data de 7 de setembro, o governante já fez saber que rejeita a avocação do processo, argumentando que “o poder funcional de homologação da eleição do diretor é um poder cuja titularidade pertence ao diretor geral da DGAE” sendo “insuscetível de avocação por parte do senhor Ministro da Educação e Ciência”.