Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE FAFE PROMOVE CICLO INOVADOR DE CONCERTOS

Projeto “48/20” apoia música de autor Ciclo de concertos é o primeiro do género em Portugal A Câmara Municipal vai lançar um projeto de música inédito em Fafe, que inclui um conjunto de concertos de música de autor.

outdoor h4820

O projeto “48/20” que é uma alusão ao código postal de Fafe , é um ciclo de concertos que convida exclusivamente cantautores. Esta é uma palavra traduzida literalmente do "americanismo" singer-songwriter, que significa aquele que canta e toca as canções que escreve.

O ano de 2015 abriu portas a um novo momento na programação cultural do Município, adaptado à dimensão e dinâmica da cidade, trazendo a Fafe novos e importantes projetos culturais. O 48/20 Ciclo de Cantautores é o primeiro ciclo de concertos do género em Portugal. Este ciclo de concertos, a realizar no Teatro Cinema de Fafe, vai dividir-se em 7 momentos musicais e outros com eles relacionados, como Exposições, Conversas, Residências.

Entre Maio e Julho, Fafe vai receber vários artistas nacionais e internacionais. Mute Swimmer, Nuno Prata, Noiserv e The Wooden Wolf são alguns dos nomes convidados.

Esperam-se momentos de viagem a bordo das notas e versos dos singer-songwriters que estreiam este evento e que de alguma forma possam inspirar os jovens autores e criadores, dando-lhes visibilidade.

Para o vereador da Cultura, Pompeu Martins, “Este é um projeto novo e inovador que pretende dar visibilidade aos criadores e proporcionar ao público, música de qualidade. Acredito que, mais uma vez, Fafe está a cumprir a sua missão: ajudar a que a cidade tenha bons espetáculos e que o país tenha mais um bom evento cultural”

A série de concertos 48/20 começa já na próxima quinta-feira, dia 7 de Maio, com The Wooden Wolf a subir ao palco da Sala Manoel Oliveira. Os concertos vão decorrer na Sala Manoel de Oliveira, Teatro cinema, arquivo municipal e Jardim do Calvário sendo uma oportunidade para que o público-alvo tome também contacto com estes espaços da cidade. Os bilhetes estão à venda no Posto de Turismo. O bilhete geral custa apenas 20 euros dando acesso a todos os concertos.

Datas:

7 de Maio - The Wooden Wolf - Sala Manoel Oliveira

10 de Maio - Mute Swimmer - Arquivo Municipal

29 de Maio - Nuno Prata - Teatro Cinema

30 de Maio - Sandy kilpatrick - Teatro Cinema

19 de Junho - Coelho Radioactivo - Sala Manoel Oliveira

20 de Junho - Noiserv - Jardim do Calvário

17 de Julho - concerto supresa - Teatro Cinema

Biografia

The Wooden Wolf é Alex Keiling, um cantautor francês nascido no Canadá e vem apresentar canções do seu próximo álbum.Escolher Portugal para a pré-apresentação de um novo disco é algo que é já corrente em The Wooden Wolf. Pela terceira vez no nosso país, a relação de carinho erguida entre o público português e o singer-songwriter Alex Keiling parte da música deste e termina numa relação de proximidade entre ambos. A culpa é claramente dos intensos discos que Alex tem vindo a construir na sua curta carreira. "Moonlight Serenades Op.4" é, a par do público português, a razão que o traz novamente a solo nacional. Nas suas canções encontramos o universo que vai de Leonard Cohen a Bonnie 'Prince' Billy, um encontro de gerações que se fundem em Estrasburgo, cidade onde reside atualmente o canadiano. A Portugal regressa novamente com a violoncelista Marie Langenfield, companheira na tempestade de emoções que criam em palco e que novamente fará encher as salas portuguesas e deixará saudade de os ter perto outra vez.