Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE ESPOSENDE HOMENAGEIA JOÃO CEPA

1078104_579983598731380_1878029502_n

Medalha de Honra do Município

No passado dia 25 de Julho fui surpreendido com uma carta (registada e com aviso de recepção) que me foi enviada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Esposende, através da qual me informou que iria ser proposto na reunião de Câmara do dia 7 de Agosto a atribuição à minha pessoa da Medalha de Honra do Município. Informou na mesma missiva que me fariam chegar, no dia imediatamente a seguir à referida reunião, a resultado da votação.

No dia 8 de Agosto recebi na minha casa, desta vez entregue em mão por um funcionário da autarquia, uma nova carta do Sr. Presidente da Câmara, através da qual me comunicou que havia sido deliberado por unanimidade a atribuição da distinção em causa. Serviu a mesma carta para me convidar a receber a medalha na Sessão Solene a realizar no Dia do Município, assim como a participar no almoço comemorativo, a realizar numa unidade hoteleira da cidade. Foi-me ainda solicitado que confirmasse junto do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal a minha presença nestes dois eventos.

Infelizmente, um compromisso profissional extremamente importante, anteriormente agendado e de carácter inadiável, não me permitiu estar presente na Sessão Solene do Dia do Município, pelo que me fiz representar pela  pessoa que me transmitiu valores tão importantes como a honestidade, a sinceridade, a humildade, a gratidão, a coerência e o respeito pelos outros - o meu pai.

Mesmo assim gostaria de deixar aqui uma breve mensagem a propósito da atribuição desta distinção municipal.

Começo por agradecer às pessoas que votaram na reunião de Câmara a atribuição da medalha, no pressuposto de que o fizeram por convicção e não por tacticismo político ou simplesmente porque assim tinha que ser.

Não tendo tido conhecimento da fundamentação apresentada para a atribuição da distinção, parto do princípio que se trata somente de um reconhecimento do Município pelo trabalho que desenvolvi ao longo de 15 anos como Presidente da Câmara Municipal de Esposende. É só neste pressuposto que aceito, com humildade, esta Medalha de Honra.

Não a encaro como uma homenagem, já que a  verdadeira "homenagem" foi feita em 2001, 2005 e 2009 quando os munícipes me confiaram, de uma forma muito expressiva, os destinos do concelho. Encaro-a sim como uma avaliação positiva do trabalho realizado.

Seria, contudo, um acto de egoísmo da minha parte aceitar esta distinção como uma distinção individual e não colectiva.

Se algum sucesso tive no meu percurso autárquico, devo-o a muita gente: aos munícipes que confiaram em mim e me apoiaram;  aos autarcas que nas Juntas de Freguesia, nas Assembleias de Freguesia, na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal comigo trabalharam e se dedicaram à causa pública; às instituições concelhias, que sempre cooperaram e colaboraram com o Município; e, principalmente, aos funcionários da Câmara Municipal e das empresas municipais, cujos nomes nunca aparecem nos títulos e nos textos das notas de imprensa, mas que têm sempre uma enorme quota parte de mérito e de responsabilidade nas conquistas e nos sucessos do Município.

É com toda esta gente que partilho esta Medalha de Honra. Sem eles eu não teria sido nada e nada teria feito.

Na impossibilidade de poder partilhar fisicamente a medalha com todas estas pessoas, quero fazê-lo simbolicamente. Nesse sentido, entregarei a Medalha de Honra ao Museu Municipal para que fique como símbolo das conquistas do concelho de Esposende no período compreendido entre Novembro de 1998 e Outubro de 2013.

Termino agradecendo, mais uma vez, à população do meu concelho, porque é ela que importa verdadeiramente. Agradeço-lhes o carinho, o respeito, a dedicação e o apoio que sempre me confiaram. Agradeço-lhes por me terem dado a oportunidade de desempenhar as funções de Presidente da Câmara Municipal, funções que tanto me honraram. Agradeço-lhes acima de tudo o terem acreditado em mim e me terem confiado os destinos do Município.

Até qualquer dia.

João Cepa