Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE CAMINHA ASSOCIA-SE À INICIATIVA ‘PORTUGAL DE LÉS-A-LÉS CONTRA O CANCRO’

Participantes vão percorrer, em bicicleta, Portugal de norte a sul, desde Caminha a Vila Real de Santo António, para levar a mensagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro

0s 820 quilómetros que separam Caminha de Vila Real de Santo António vão ser percorridos em bicicleta, numa iniciativa que pretende alertar para a deteção e o diagnóstico precoce do cancro. Na verdade, a ideia partiu de Miguel Vilar, Filipe Gaivão e Carlos Silva, três cidadãos comuns que se associaram à Liga Portuguesa Contra o Cancro e vão percorrer Portugal de lés a lés de 26 de abril a 3 de maio, para espalhar a mensagem dos “7sinais de alerta para a prevenção do cancro”. Caminha foi o local escolhido para a partida, por se tratar do “município mais a norte junto ao mar”, explica a organização.

No próximo sábado, dia 26, às 9 horas, Caminha vai assistir à partida para esta aventura que só termina em Vila Real de Santo António, no distrito de Faro. Ao longo de 8 dias, os ciclistas vão seguir acompanhados por uma autocaravana que, de cidade em cidade, levará a mensagem da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O objetivo passa por sensibilizar a população para esta problemática e para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Miguel Vilar, Filipe Gaivão e Carlos Silva são os mentores da ideia, mas todos os que, sem compromisso, queiram acompanhá-los numa das partes do percurso ou mesmo durante toda a iniciativa podem fazê-lo.

Assim, o Município de Caminha associou-se a esta causa pela importância que a mesma representa contribuindo também para a divulgação da mensagem dos “7 sinais de alerta para a prevenção do cancro”. No primeiro dia de percurso, a equipa vai de Caminha a Vila Nova de Gaia, num total de 119 quilómetros. Nos restantes dias, as etapas terminam em Mira, Penela.