Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ E INCUBO REÚNEM COM EMPRESÁRIOS DO CONCELHO

Captação de investimento e criação de emprego são alguns dos principais objetivos

A proximidade com as empresas sedeadas no concelho, o seu sucesso e expansão são algumas das preocupações da Câmara Municipal que vê o empreendedorismo empresarial e o investimento no concelho com muito bons olhos por serem sinónimo de emprego e desenvolvimento territorial. Desta feita, fazendo jus a esta política de proximidade, foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresarias de Arcos de Valdevez, um encontro que juntou dezenas de empresários do concelho, com o objetivo destes ficarem a conhecer melhor a atividade desta incubadora, bem como para deixar a todos a certeza de que CMAV e In.Cubo trabalharão sempre como seus aliados na captação de investimento e desenvolvimento de novos projetos.

jantar_incubo_camara_empresarios

Neste encontro tiveram lugar duas apresentações relativas ao Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 realizadas pelo Eng.º Júlio Pereira da CIM Alto Minho e pelo Eng.º Rui Monteiro da CCDR-N, nas quais foi feita uma abordagem relativa aos apoios disponíveis aos empresários por parte do Novo Quadro Comunitário.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, realçou a importância desta iniciativa e alertou para o facto de ser necessário um contínuo investimento na captação de novas empresas para os parques empresariais do concelho.Nesse sentido conta com o envolvimento das empresas e a comunidade emigrante e alerta para o facto de várias entidades no concelho estarem aptas para ajudar aqueles que pretendem investir e usufruir de financiamento comunitário.

O autarca afirmou ainda que o município já oferece condições vantajosas a quem se quiser estabelecer no concelho como a isenção de derrama ou o baixo preço dos terrenos e que se encontra a perspetivar a ligação da fibra ótica às empresas dos parques empresariais. No âmbito do apoio ao desenvolvimento económico e empreendedorismo esclareceu que foi criada recentemente pela, Câmara Municipal, uma nova medida denominada de “Via Verde ao Empreendedor”, que pretende facilitar o relacionamento entre os agentes económicos e o Município e criar condições para a prestação de um serviço de encaminhamento e apreciação mais rápido e direto, dos processos administrativos de licenciamento dos estabelecimentos de atividades económicas no concelho, reduzindo os tempos de avaliação em 50%.

João Manuel Esteves referiu ainda que está prevista a constituição de um Centro de apoio à in­dústria, em articulação com as empresas do concelho, o IPVC, o CENFIM, a AIMAP e a INCUBO, visto a formação de nível técnico e superior ser fulcral para o bom desenvolvimento da atividade empresarial.

Foram assinados protocolos com várias empresas do concelho, e já estão alinhados outros, no sentido dos seus colaboradores usufruírem de condições especiais na utilização de equipamentos municipais como as piscinas ou o pavilhão municipal.

O Turismo também se constitui como um ponto determinante no desenvolvimento do território, por isso diz ser necessário capitalizar o investimento realizado na Porta do Mezio, uma das portas do Parque Nacional Peneda Gerês e reserva da Biosfera, declarada pela UNESCO. Já se encontra em construção o Hotel rural do Mezio e foram retomadas as obras do Hotel dos Arcos, dois aspetos importantes para a atração de um maior número de turistas à região.

Em suma, para o Presidente da Câmara Municipal, VIVER, INVESTIR e VISITAR têm de ser as palavras de ordem na caminhada do desenvolvimento arcuense.

jantar_incubo_camara_empresarios3