Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINISTRO EDUARDO CABRITA PARTICIPA NAS COMEMORAÇÕES DO DIA DO FORAL DE PONTE DE LIMA

Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita em Ponte de Lima no dia 4 de Março – Comemorações do Dia de Ponte de Lima

A efeméride que assinala a entrega do Foral pela Rainha D. Teresa a Ponte de Lima, no ano de 1125, terá como convidado de honra Sua Excelência o Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.

banner_4marco.jpg

Neste Dia de Ponte de Lima será inaugurado o futuro Centro de Interpretação do Território, que pretende dar resposta a uma necessidade imperiosa de inventariação e salvaguarda do património imaterial num dos territórios de singular importância do Alto Minho. 

O novo espaço de cariz museológico abordará seis grandes temáticas: o trabalho da terra, a produção de linho e a importância do seu resultado na vida da comunidade, o pão, sua produção e enquadramento social, a produção do vinho, o trabalho com os animais na agricultura, sistemas de atrelagem e a relação animal/homem, o pastoreio e a vida nas montanhas. Estes temas abrangem a vida da comunidade minhota, não só na perspetiva económica mas em particular nas suas múltiplas diversidades culturais.

O investimento total deste projeto foi de 159.123,16€, tendo sido cofinanciado em 85% pelo Programa Norte 2020.

O novo equipamento municipal será inaugurado oficialmente pelo Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, no sábado, 4 de Março – Dia de Ponte de Lima, numa cerimónia agendada para as 15 horas. Segue-se a Sessão Solene Comemorativa do Dia de Ponte de Lima, no Auditório Municipal, antecedida pela deposição de uma coroa de flores junto à Estátua da Rainha D. Teresa.

Exposição, Concertos filarmónicos, Encontro Concelhio de Bombos, Desfile da tradição, bem como a apresentação do livro, no dia 5, às 15h30 no Largo de Camões “P´ra Que Viva Ponte de Lima! Terra de Tradições”, da autoria de Amândio Amorim de Sousa Vieira, completam o programa das comemorações dos 892 anos da elevação de Ponte de Lima a Vila.