Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINISTRO DA CULTURA PRESENTE NA INAUGURAÇÃO EM CAMINHA DA EXPOSIÇÃO DE SERRALVES “MÚSICA E PALAVRAS: OBRAS DA COLEÇÃO DE SERRALVES”

Sessão terá lugar amanhã, dia 7 de fevereiro, pelas 18H00

Caminha “Vila Serralves” vai acolher a primeira exposição a partir de amanhã. “Música e Palavras – Obras da coleção de Serralves” inaugura, amanha, dia 7 de fevereiro, pelas 18H00, com uma sessão especial no Salão Nobre do Edifício Paços do Concelho. A inauguração conta com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, e da Presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho.

Serralves Música e Palavras Dara Birnbaum.jpeg

A exposição itinerante “Música e Palavras – Obras da coleção de Serralves” vai estar patente até ao dia 16 de abril, em vários espaços culturais da vila: Museu Municipal, Galeria de Arte Caminhense, o edifício do antigo Posto de Turismo e a Torre do Relógio. Esta mostra faz parte do intenso programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.

Para o Município de Caminha, esta aposta na cultura prestigia o concelho e vai permitir aos caminhenses ampliarem os seus hábitos culturais e contactarem com manifestações artísticas de criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância, bem como vai atrair novos públicos ao concelho.

“Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves” é uma exposição que apresenta trabalhos que testemunham o interesse de artistas visuais nas últimas cinco décadas pelos universos da música, do som, da palavra dita. A aproximação a estes mundos serviu-lhes para saírem do contexto estrito da história das artes visuais e para produzirem obras que se inspiram na vitalidade da música, nomeadamente na música rock. Evidência desta relação entre música e artes visuais são as capas de discos de vinil pertencentes à Coleção Salvador Massada, também apresentadas na exposição. Esta seleção conta com capas desenhadas por artistas portugueses e internacionais como Jean-Michel Basquiat, Robert Frabnk, Barbara Kruger, Jorge Martins, Paulo Nazolino, entre outros.

“Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves” apresenta obras de Dara Birnbaum, Luís Paulo Costa, Luisa Cunha, Dan Graham, Ricardo Jacinto, Tony Oursler, Rui Toscano, Pedro Tudela.

Desde a visão estética do acontecimento, ao papel do artista como performer, passando por práticas sonoras experimentais, esta mostra propõe uma aproximação à experiência sonora a partir da sua dimensão social no contexto contemporâneo. A materialidade do som, o poder da palavra como ferramenta sonora, a catarse envolvente dos elementos musicais e alusões à frenética estética do videoclipe, criam, nesta exposição, um percurso com diferentes propostas, ligadas de maneira mais ou menos transversal, ao som, à música e à palavra.

Serralves Música e Palavras Luis Paulo Costa.jpg

Serralves Música e Palavras Ricardo Jacinto.jpg