Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MINHOTOS MOSTRAM TRADIÇÕES EM LISBOA

Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho realiza com êxito mais uma edição do Encontro de Tradições Minhotas “Cidade de Lisboa”

As gentes do Minho levaram a festa a Lisboa. Numa tarde soalheira, o Parque dos Eucaliptos em Benfica vestiu-se com o colorido do nosso folclore para assistir às mais genuínas tradições minhotas. O Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho levou a efeito mais uma edição do Encontro de Tradições Minhotas “Cidade de Lisboa”, uma iniciativa a que já nos habituou e que leva àquele magnífico parque muitas centenas de lisboetas.

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 016

Na edição deste ano participaram ainda o Rancho Folclórico da Casa do Minho e o BESCLORE – Grupo de Danças e Cantares do Clube GBES, constituído predominantemente por trabalhadores do Banco Espírito Santo. Os grupos participantes apresentaram uma mostra bastante diversificada do folclore de toda a nossa região, de Ponte de Lima a Famalicão, de Braga a Paredes de Coura. De sublinhar a qualidade da representatividade de todos os grupos e o esmero com que todos os seus componentes se apresentaram, inclusivamente antes e após a atuação, dignificando os trajes com que se apresentaram e, consequentemente, a nossa região.

Para além da exibição do folclore propriamente dita, este encontro constituiu ainda um momento de saudável confraternização entre minhotos e amigos que se dedicam à divulgação do folclore, contribuindo para o estreitamente das relações de amizade existentes entre os vários grupos de folclore minhotos sediados em Lisboa.

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 013

Prestes a celebrar 34 anos de existência, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho é considerado o decano dos grupos folclóricos minhotos na região de Lisboa onde, curiosamente, existe mais de uma dezena de agrupamentos folclóricos.

Constituído em 16 de maio de 1980, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho é o mais antigo agrupamento folclórico minhoto sediado em Lisboa. Formado predominantemente por minhotos e seus descendentes radicados na capital, este grupo procura divulgar a cultura tradicional minhota e preservar a identidade sobretudo junto dos mais jovens.

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 029

Ao longo da sua existência, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho tem levado o folclore minhoto a todo o país e ainda a números países como Espanha, França, Alemanha, Polónia, Hungria, Holanda, Marrocos, Brasil, Eslováquia, Lituânia, Turquia, Malta e Japão onde, aliás, participou nas comemorações dos 450 anos da chegada dos Portugueses àquele país.

Este Grupo tem o apoio técnico da Federação do Folclore Português, está também inscrito no INATEL, na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio e preside atualmente à “Associação do Distrito de Lisboa para Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa”. Encontra-se sediado na Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa, cidade onde todos os anos organiza o festival de folclore “Cidade de Lisboa”.

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 075

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 072

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 065

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 055

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 057

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 067

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 036

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 086

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 118

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 094

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 088

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 101

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 125

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 132

EncontroTadiçoesMinhotasLisboa 158