Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

MÁRIO REBELO DE SOUSA EXPÕE EM BARCELOS

Exposição de Mário Rebelo de Sousa inaugura em Barcelos

“Só-mentes” é o título da exposição artes plásticas que o artista ancorense Mário Rebelo de Sousa apresenta ao público, na Biblioteca Municipal de Barcelos, no próximo dia 18 de fevereiro e até 18 de março. A inauguração está marcada para as 17h.

Cartazbarcexp.jpg

A obra de Mário Rebelo de Sousa, que atravessa o desenho e a pintura, pauta-se pela abordagem surrealista, convocada por cores e colagens, ao imaginário do quotidiano e à decomposição do corpo humano. O artista autodidata conta com dezenas de décadas de carreira artística, tendo participado em várias exposições individuais e coletivas.

Informação adicional

Mário Rebelo de Sousa nasceu em Âncora em 1953. Autodidata em artes plásticas iniciou a sua atividade artística nos anos 60, participando ao longo dos anos em inúmeras exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. É curador dos mais variados eventos artísticos e projectos de cariz sociocultural. É membro fundador do “NUCLEARTES”, núcleo de artes e estudos do Vale do Âncora e do GALG, grupo de artistas luso-galaico. Além de estar editado na Revista d’Arte “PARTAGE” 2014/2016 (Limoges) e nos livros “Um homem só”, “Carne para canhão” e “O Estrangulador de bonecos de neve”, possui os seguintes prémios: Menção honrosa pintura 1982; Prémio Nacional de Criatividade 1982; Prémio Internacional Pintura Salvaterra do Minho; menção honrosa Bienal Vidigueira, 2010; Prémio pintura, Marvão, 2010, Pincel d’ouro FEBLACIA, 2014; Menção honrosa pintura Hans C. Andersen-Ourém, 2015; Prémio pintura Aveiroarte, 2015; Menção honrosa grau platina-Lisboa, 2015; Menção honrosa, grau ouro-Lisboa, 2015; Menção honrosa grau ouro-Porto, 2015: Pjncel d’ouro Viseu 2016;