Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES EXPÕE ROSTOS DOS CIDADÃOS

ATÉ AO DIA 18 DE NOVEMBRO

Exposição na Câmara de Guimarães com rostos de cidadãos conta histórias de vida

Mais de três dezenas de fotografias retratam cidadãos anónimos. Mostra pode ser observada de segunda a sexta-feira.

Guimaraes_Exposicao_Tracos_Rugas.JPG

O Claustro da Câmara Municipal de Guimarães recebe até ao dia 18 de novembro a exposição “Traços e Rugas. Retratos”, de Leonardo Vilela. Trata-se de uma mostra com 35 fotografias captadas numa tarde de outubro de 2012, quando o autor andava pelas ruas da cidade de Guimarães a fotografar, e sem nenhuma intenção, captou um momento único de um senhor de idade avançada com uma expressão fabulosa.

Ao publicar nas redes sociais, o volume de reações positivas, com várias pessoas a comentar que se lembraram dos avós que faleceram, que fazia muito tempo que não viam entes próximos e que a fotografia fez com que pensassem em todas essas situações, acabou por resultar na continuidade de um processo, tendo dado origem a esta exposição, que pode ser visitada diariamente na Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 09 às 19 horas.

Nascido a 6 de setembro de 1993, em Formiga, pequena localidade do sudeste brasileiro no estado de Minas Gerais, Leonardo Vilela, pouco antes de completar 19 anos, decidiu arriscar uma carreira fotográfica do lado de cá do Oceano Atlântico, após ter feito vários estudos e projetos de fotografia no Brasil. «Fotografar um rosto bonito é fotografar um rosto bonito, mas fotografar um rosto com rugas é fotografar uma história…», diz frequentemente o autor, citando o seu pai Arlindo Rotundo, também fotógrafo.