Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES EVOCA RAUL BRANDÃO

FESTIVAL HÚMUS: Exposição “Contra-culturas” na Biblioteca Raul Brandão até final de outubro

Duas dezenas de ilustrações retratam diferentes perspetivas culturais na última década. Iniciativa enquadra-se na comemoração dos 150 anos do nascimento do escritor Raul Brandão.

Guimaraes_Exposicao_Festival_Humus.jpg

A Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, recebe a exposição “Contra-culturas”, por Pedro Vieira, até ao dia 31 de outubro, podendo ser visitada durante o seu horário de funcionamento. A mostra, que se realiza no âmbito do Festival Húmus, uma das iniciativas que assinala a comemoração dos 150 anos do nascimento do dramaturgo Raul Brandão, é composta por 20 ilustrações.

Do referendo na Grécia à liberdade de pensamento em Angola, passando pelo terror em Bruxelas, pelo irrequieto e nuclear Ahmadinejad, pela fraude na Volta à França e pelos 40 anos do maio de 68, a exposição Contra-culturas fixa instantes da última década das relações internacionais.

Licenciado em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social, Pedro Vieira é ilustrador residente da revista LER e trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias como criativo, tendo sido um dos responsáveis pelo programa “Ah, a Literatura!”. Apresentou o programa diário “Inferno”, passou pelo grupo Almedina, pela Bulhosa Livreiros e pelo Centro Cultural Olga Cadaval, enquanto livreiro. Fez formação adicional na área da Ilustração, que exerce em regime freelancer, em cursos promovidos pela Ar.Co e pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Trabalha com regularidade no meio editorial e fez trabalhos de ilustração para a Booktailors, Quetzal Editores, Guerra & Paz, Almedina ou Sextante Editora. Estreou-se na ficção com “Última Paragem: Massamá”, com o qual venceu o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra 2012, distinção atribuída à melhor obra publicada na modalidade de Ensaio. Bloguista indefetível, é o criador do “irmãolúcia”. Em 2012, foi publicado “Éramos Felizes e Não Sabíamos” (Quetzal Editores), uma compilação de crónicas, enquanto em 2015 saiu o segundo romance, “O Que não Pode Ser Salvo”. Os direitos dos seus livros já foram vendidos para o Brasil e para Itália.