Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GUIMARÃES APRESENTA OFERTA EDUCATIVA

Guimarães recebe feira com oferta educativa da região para orientar futuro profissional de alunos de quinta-feira a sábado no Multiusos

65 expositores, vários palcos, espaço tedtalk, formações, performances e atividades paralelas fazem parte da “4U Minho”. Certame vai disponibilizar informação alargada sobre diversas áreas de formação e requalificação profissional.

4U Minho

A 2ª edição da “4U Minho - Feira Educativa e Formativa da Universidade do Minho” decorre no Multiusos de Guimarães entre esta quinta-feira e sábado, 07 e 09 de abril. O evento, destinado a alunos do ensino básico e secundário, encarregados de educação, professores, orientadores escolares, bem como ao público universitário e pós-universitário, permite às famílias e aos potenciais estudantes aceder a informação alargada sobre possíveis percursos escolares.

Com entrada livre, a feira, que espera receber cerca de 10 mil visitantes ao longo dos três dias, está aberta ao público na quinta-feira, das 14 às 18 horas, e na sexta-feira e sábado, das 09:30 às 18 horas. O certame conta com 65 expositores, que estarão distribuídos por cerca de 6 mil metros quadrados de área, onde estão várias atrações, como o simulador de condução Bosch, além de palestras, workshops e apresentações científicas, culturais e desportivas.

A iniciativa dá a conhecer a oferta educativa de dez instituições de ensino superior, nomeadamente, Universidade do Minho, Universidade Católica Portuguesa (Braga), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusíada, CESPU, ISAVE, Instituto de Estudos Superiores de Fafe e CENFIM.

Na exposição, estarão presentes todos os estabelecimentos de ensino vimaranenses, com o nível secundário e profissional. O Município de Guimarães assegura o transporte dos alunos do 9º e 12º ano para visita à feira. Além dos Municípios que integram a CIM do Ave, estarão igualmente presentes Braga e Viana do Castelo. Entre as seis dezenas de expositores, estão ainda a ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guimarães e IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (Médio Ave).

Feira formativa com programação diversificada

No palco principal da “4U Minho”, estão previstos concertos, peças de teatro, danças orientais, desfiles de moda, zumba, entre outros. Na área de demonstração pode ver-se robótica, maquetas de desenho e ilustração, mobiliário, karts, show cooking, domótica, speed dating e patinagem. Já o espaço TedTalk acolhe, por exemplo, sessões sobre voluntariado europeu, candidaturas ao ensino superior, o que é ser cientista, a importância de estudar certas áreas e ainda um guia para a empregabilidade.

Com periodicidade anual, realizando-se alternadamente entre Guimarães e Braga, a realização deste evento fortalece a relação com as escolas e os agrupamentos dos distritos de Braga, Viana do Castelo e Porto, municípios do Minho, comunidades intermunicipais (CIM) do Ave e do Cávado, além de disponibilizar a todos os visitantes informação detalhada sobre os serviços e facilidades que a Universidade do Minho, entidade organizadora, oferece à comunidade académica.