Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO ETNOGRÁFICO DANÇAS E CANTARES DO MINHO REALIZA “NOITE DAS TRADIÇÕES” E PREPARA FESTIVAL NACIONAL DE FOLCLORE

É festa é festa! Ainda ecoam os últimos acordes das concertinas tocados na “Noite das Tradições que ontem teve lugar na União e Progresso da Venda Nova e já o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho prepara a realização do Festival Nacional de Folclore “Cidade de Lisboa”, no Ringue António Livramento, no próximo dia 15 de maio.

Para além do anfitrião, a festa contou ainda com a participação do Rancho Tradicional de Cinfães.

O minhoto encara a vida como uma festa. O trabalho e a romaria, a religião e a gastronomia, para o minhoto é sempre motivo de alegria. É a exuberância e a profusão da cor, a beleza da terra e o encanto das moças, o sorriso largo e franco com que se entrega à dança aos primeiros acordes de uma concertina.

É gente do Minho que vive e trabalha na região de Lisboa, filhos e amigos de minhotos e que, em qualquer dos casos, amam a nossa região e fazem dela uma excelente representação que a todos nos orgulha. Todos os seus componentes, com especial destaque para os mais jovens, apresentam-se invariavelmente em todas as atuações com o maior garbo e respeito pelos nossos trajes tradicionais, exibindo-os com dignidade e altivez pois representam a nossa identidade.

O Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho foi constituído em 16 de maio de 1980, já lá vão mais de 35 anos, sempre a representar condignamente as nossas tradições, em Portugal e no estrangeiro.

Este Grupo é filiado na Federação do Folclore Português e no INATEL, na Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio e preside atualmente à “Associação do Distrito de Lisboa para Defesa da Cultura Tradicional Portuguesa”. Encontra-se sediado na Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa, cidade onde todos os anos organiza o festival de folclore “Cidade de Lisboa”.

Fotos: Manuel Santos