Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GRUPO ETNOFOLCLÓRICO “RENASCER” DA AREOSA LEVA À FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO DE LISBOA A ALMA DAS GENTES DO MINHO

A atuação do Grupo Etnofolclórico “Renascer” de Areosa, de Viana do Castelo, que teve esta tarde lugar no palco da Feira Internacional de Turismo em Lisboa, foi a cereja em cima do bolo de um grande certame dedicado ao turismo, porventura uma das mais grandiosas feiras de turismo que se realizam em todo o mundo.

São do Minho e, quem diz Minho diz Viana! É o colorido e a alegria na sua maior pujança, refletindo o caráter do minhoto, a festa, a romaria e todo um universo de símbolos que descrevem de forma inigualável a alma das gentes do Minho.

As gentes da Areosa cantaram e dançaram perante centenas de pessoas, deslumbrando com as suas danças e cantares e as suas coreografias.

De acordo com o seu próprio historial, O Grupo Etnofolclórico “Renascer” de Areosa, teve a sua tenra origem devido, exatamente, a um receio de desaparecimento dos valores culturais e tradicionais da nossa Região. É, tendo por base este medo efetivo que, iniciamos e pretendemos continuar no caminho de elaborarmos uma exaustiva investigação dos referidos valores, com o objetivo de mantermos as tradições que já temos conhecimento e, quiçá, recuperarmos algumas já esquecidas ou perdidas ao longo das gerações. Podemos, assim, afirmar que é um dos nossos objetivos, a luta pela tradição e cultura popular”.

Apesar de ser um grupo folclórico ainda jovem – conta apenas 4 anos de existência! – afirma-se já como “um veículo de transmissão de cultura e arte popular, apresentando em palco uma variedade de sonoridades musicais, cantares e danças compondo desta forma um espetáculo vibrante de variedade cultural e etnofolclórica suportado na cultura ancestral vianense”. Nasceu na Areosa, pela força de vontade de quatro dezenas de vianenses daquela freguesia. E, quem diz Areosa, diz Viana!