Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GOVERNO QUER CONTROLAR AS NOSSAS VIDAS!

O Ministério da Saúde quer aplicar taxas especiais a produtos alimentares com excesso de sal e de açúcar já a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pela própria ministra das Finanças que anunciou a intenção de avançar com uma tributação ministra das Finanças especial sobre produtos nocivos para a saúde, além de uma taxa sobre os lucros das empresas farmacêuticas, à semelhança da que foi aplicada no sector energético.

12317laranja

A pretexto de pretender melhorar os hábitos de consumo das pessoas, o governo prepara-se para interferir na vida privada dos cidadãos e condicionar a sua liberdade individual, estipulando aquilo que devem ou não consumir ou fazer, quais os hábitos que devem adotar e aqueles de que deverão abdicar. Tal procedimento pressupõe naturalmente a existência de alguém com autoridade para decidir neste domínio e, consequentemente, um instrumento de fiscalização, vulgo polícia de costumes.

Tais propósitos do governo que até há relativamente pouco tempo pareciam inimagináveis representam o princípio de uma grave limitação das liberdades individuais e remetem-nos para as sociedades mais conservadoras, porventura mesmo de outras culturas para quem o ser humano pouco ou nada representa perante a vontade de certos ayatollahas. Pelo caminho que as coisas levam, em breve nos obrigarão a beber exclusivamente sumo de laranja… amarga!