Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GERÊS REALIZA FEIRA DA CHANFANA

IV Feira da Chanfana de Cabra da Ermida da Serra do Gerês a 21 e 22 de maio

No próximo fim-de-semana, de 21 e 22 de maio, terá lugar na Ermida, da Serra do Gerês – concelho de Terras de Bouro, a IV Feira da Chanfana de Cabra da Aldeia Comunitária da Ermida.

A ATACE, Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida, com o apoio do Município de Terras de Bouro, organiza o evento gastronómico que, tendo por objetivo divulgar e promover a chanfana de cabra como prato gastronómico de eleição, procura também dar a conhecer os usos e costumes da aldeia comunitária da Ermida da Serra do Gerês, potenciando a aldeia do ponto de vista turístico.

O evento, que vai na sua quarta edição, procura atrair para a aldeia da Ermida, todos aqueles que apreciam produtos endógenos de grande qualidade, como é o caso da chanfana de cabra criada na aldeia, associando-lhes a possibilidade dos participantes poderem vivenciar as práticas comunitárias ancestrais que lhe são características.

Uma dessas práticas é a saída e chegada da rês. Todos os dias, o gado caprino saí para a serra onde é guardado à vez por um pastor no alto da serra. Esta prática é designada de guardar a vezeira da rês.

Do programa, que é inaugurado às 11h00 de sábado pelas entidades civis (ATACE, Município de Terras de Bouro e Junta de Freguesia de Vilar da Veiga), fazem parte várias atividades que podem ser consultadas no cartaz.