Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

GALIZA: IRMANDADES DA FALA COMEMORAM 100 ANOS DE EXISTÊNCIA

Passam no próximo dia 18 de Maio precisamente 100 anos desde a constituição na Galiza da Irmandade dos Amigos da Fala. A decisão teve lugar numa reunião realizada na Real Academia Galega, na Corunha, e foi nomeado o jornalista António Vilar Ponte como seu Primeiro Conselheiro. Seguiu-se a formação de Irmandades da Fala noutras regiões da Galiza como Ourense, Pontevedra e Santiago de Compostela. Ainda nesse ano, começou a ser editado o jornal “A Nosa Terra”, órgão oficial das Irmandades da Fala e inteiramente redigido em galego.

O surgimento das Irmandades da Fala foi antecedido de uma campanha levada a cabo por este jornalista galego, nas páginas do jornal “La Voz de Galiza”, com vista à criação de uma Liga de Amigos do Idioma Galego com vista à defesa, dignificação e cultivo do idioma galego.

Passando por diversas vicissitudes ideológicas, as Irmandades da Fala vieram a extinguir-se por altura do começo da guerra civil espanhola em 1936. Porém, os seus ideais prosseguem através do Reintegracionismo, movimento linguístico que preconiza a reintegração do galego no contexto da Língua portuguesa, incluindo a adaptação da ortografia galega.